EUA: Decisivos para soja e milho, próximos 10 dias deverão ser de chuvas abaixo da média

Publicado em 13/07/2021 17:19

Logotipo Notícias Agrícolas

A influência do clima no Corn Belt sobre o mercado de grãos é cada vez maior no mercado de grãos e, para alguns analistas internacionais, no caso da soja, os olhos dos investidores já estão em agosto. O mês é, tradicionalmente, determinante para a cultura da soja, porém, neste ano o plantio da oleaginosa aconteceu de forma bastante rápida, registrou ritmo recorde e agora, em meados de julho, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) já registra 46% dos campos de soja no estágio de floração, acima da média de 40% para este período. 

"A soja já enfrenta algum stress já que tende a formar vagens mais cedo, e mais fatores podem estar envolvidos neste processo", acredita o economista chefe de commodities da StoneX, Arlan Suderman. 

No mapa abaixo é possível observar que há muitos estados que sofrem com as atuais condições climáticas e onde os campos de soja já apresentam índices avançados de formação de vagens.

Formação de Vagens EUA - StoneX

Assim, já em julho as condições de clima trazem preocupações e sinalizam que os novos boletins mensais de oferta e demanda do USDA podem trazer ajustes para baixo nas estimativas de produtividade tanto da soja, como do milho. Afinal, este é o mês decisivo para o rendimento das lavouras do cereal. 

Segundo o último boletim diário do Commodity Weather Group (CWG), para julho o stress causado pelas poucas chuvas e pelas altas temperaturas deverá alcançar cerca de 15% das áreas de soja e milho do Meio-Oeste americano. Os estados mais afetados pelas adversidades continuam sendo os do extremo norte e mais a oeste dos EUA, como as Dakotas, Minnesota, Nebraska, Iowa e Wisconsin. 

Os mapas do CWG mostram que nos próximos cinco dias - de 13 a 17 de julho - há algumas chuvas pontuais para estes estados. No entanto, para os dois períodos sequentes - de 6 a 10 e 11 a 15 dias - as chuvas deverão ficar abaixo da média em quase todo o cinturão, como mostram as imagens abaixo. 

Chuvas EUA CWG

Além das poucas e mal distribuídas precipitações para o oeste e norte dos Estados Unidos, o mercado também se atenta ao excesso nas regiões mais a leste, que provocam saturação dos solos e cheias em alguns pontos de produção. 

"Localmente no Meio-Oeste os volumes chegaram a algo entre 76,8 e 153,6 mm de chuvas, trazendo ameaça de enchentes. Mas, o padrão seco retorna na próxima semana", explicam os meteorologistas do Commodity Weather Group. 

E também a partir da próxima semana os mapas mostram temperaturas mais altas do que a média para este período do ano, com ainda mais intensidade nas regiões que sofrem com a falta de chuvas regulares. 

Temps EUA CWG

Os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, mostram que as condições de temperaturas para os próximos 6 a 10 e 8 a 14 dias são bastante preocupantes, em especial para as regiões no extremos noroeste dos EUA. 

"O  USDA se manteve otimista em relação a uma produção recorde de milho, o que parece ser números difíceis de alcançar, ainda mais com a continuidade do clima desfavorável nas Dakotas e Norte do Corn Belt", explica o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo de Sousa.

A polinização do milho está em andamento nos EUA e pelas redes sociais os produtores norte-americanos já começam a relatar o desenvolvimento de suas safras e as preocupações que começam a aparecer. 

"O milho começa a polinizar em Minnesota e os primeiros campos nos mostram como essa polinização começou. A parte da espiga mais próxima do caule da planta não polinizou muito bem, o que pode significar menos rendimento para o milho do estado. E o calor volta nos próximos dias", diz Darren Frye, pelo Twitter. 

Milho MN 2021
Milho polinizando em Minnesota - Foto: Darren Frye

Já em Illinois, não só a polinização do milho vai bem, como a floração e formação de vagens vai muito bem e traz boas perspectivas. "Há ainda muito tempo para a conclusão da nova safra e muitos dias ainda necessários de clima favorável para as lavouras. Mas até aqui, tudo bem para o estado", diz Karen Braun, especialista internacional de commodities que visita anualmente as lavouras norte-americanas. 

Assim, segue a volatilidade entre os grãos negociados na Bolsa de Chicago e cada novo dia, cada novo mapa pode trazer um direcionamento para os preços. Atenção, porque os próximos dez dias deverão ser cruciais. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário