Onda de frio: Inmet emite alerta para declínio de temperatura em parte do Centro-Sul do BR

Publicado em 19/07/2021 10:27
Instituto mantém previsão de geada com intensidade forte no Sul do país e intensidade fraca no MS, SP e MG

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões meteorológicas, a semana começou com ar gelado em boa parte do Centro-Sul do Brasil, e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos indicam elevação da temperatura apenas na sexta-feira, dia 23, além de manter a previsão de geada para diversas áreas de produção agrícola na próxima madrugada. 

O Inmet emitiu, nesta manhã, um alerta amarelo classificado como "Onda de Frio" no Centro-Sul do Brasil e válido até a quarta-feira, dia 21. "Leve risco à saúde. Temperatura 5ºC abaixo da média por período de 02 até 03 dias", afirma a publicação na página do Instituto. 

Veja no mapa as áreas com aviso amarelo: 

 

Alerta onda de frio/geada - Inmet - 19072021
Fonte: Inmet

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro/PR, com -5.4ºC. Nas áreas serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os termômetros também ficaram abaixo de 0ºC, com mínima registrada em -4ºC. 

Na próxima madrugada, a previsão segue indicando geada com intensidade forte em Santa Catarina e sul do Paraná. No Rio Grande do Sul, o centro-norte do estado tem previsão de geada com intensidade moderada. O frio também ganha intensidade no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e os dois estados têm risco de geada com intensidade moderada em algumas áreas.

Alerta onda de frio/geada - Inmet - 19072021

"Na terça-feira (20), o frio ganha ainda mais força no estado e a chance de geada aumenta em praticamente todas as áreas paulistas, com exceção das regiões de Franca, Rio Preto e do litoral", complementa a previsão da Climatempo.  A massa ar com origem polar também chega no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e extremo sul de Goiás, mas com menor intensidade e os modelos apontam para geada fraca nas três áreas. 

De acordo com Heráclio, as temperaturas devem começar a subir apenas na sexta-feira (23) e até lá, todo o país continua com tempo muito seco. De acordo com o modelo de previsão de temperatura, as temperaturas mínimas devem ficar entre 4 e 6 graus em boa parte do Centro-Sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 19072021
Fonte: Inmet

Manhã gelada no interior de Coqueiros do Sul-RS, envio de Diênefer Eduarda Scherer
Manhã gelada no interior de Coqueiros do Sul-RS, envio de Diênefer Eduarda Scherer

Geada em Ubiritã-PR, por Geovani Salvetti
Geada em Ubiritã-PR, por Geovani Salvetti

Geada severa em Ibiporã-PR, por Ricardo Alves Ferreira
Geada severa em Ibiporã-PR, por Ricardo Alves Ferreira

Geadas fortes em Coronel Vivida-PR, por Hélio de Carli
Geadas fortes em Coronel Vivida-PR, por Hélio de Carli

Faz Estrela-Gaucha do Norte-MT por Felipe Silva
Faz Estrela-Gaucha do Norte-MT por Felipe Silva
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário