Pico do frio já passou, mas Inmet mantém risco de geada em áreas do Centro-Sul do BR na próxima madrugada

Publicado em 20/07/2021 11:49
Região Central do Brasil em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira (20)

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (20) amanheceu gelada em boa parte do país, provocando geadas generalizadas em diversas áreas agrícolas no Centro-Sul do Brasil, e de acordo com informações coletadas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa do ano foi registrada nessa madrugada, em General Carneiro/PR, onde os termomêtros chegaram a -8ºC. 

De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, o pico do frio era esperado para esta madrugada e a tendência para os próximos dias é de elevação gradual nas temperaturas em todo o país. Em relação ao risco de geada, no entanto, os modelos ainda apontam condição para novo episódio do evento climático em algumas áreas do Centro-Sul do Brasil. 

As temperaturas mais críticas são esperadas para o Sul do Brasil, com risco de geada moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Já no Sudeste, o mapa do Inmet prevê geada com intensidade fraca em parte de São Paulo e na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A partir de quinta-feira, dia 22, o frio mais intenso deve ficar restrito na região Sul e com indicativo para geada com intensidade fraca. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica mínimas entre 8 e 10 graus nas próximas 24 horas no Centro-Sul do Brasil. No Mato Grosso do Sul, os modelos já apontam certa elevação nas temperaturas, com mínima de 16 graus no período. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 
 

Temperaturas - Inmet - 20072021

Kleber destaca que o interior do Brasil volta a ficar em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. O Inmet emitiu alerta com classificação vermelha para o norte de São Paulo, parte de Minas Gerais e extremo sul de Goiás, válido até as 19h desta terça-feira (20). "Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)", afirma a publicação oficial. 

Em parte do Centro-Oeste, a condição da umidade também é crítica e o Insituto emitiu alerta laranja válido para o mesmo período. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma o Inmet. 

O Inmet emitiu ainda alerta amarelo para em algumas áreas, onde a umidade pode ficar em 30%. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", complementa. 

Veja as áreas em alerta nesta terça-feira (20): 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário