HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Última semana de julho com frio intenso e previsão de geada moderada no Centro-Sul do BR

Publicado em 26/07/2021 10:38 e atualizado em 26/07/2021 14:07
Tendência é de declínio expressivo tanto nas temperaturas mínimas quanto nas máximas

Logotipo Notícias Agrícolas

Conforme já indicavam as previsões, a última semana de julho será marcada pela entrada de uma intensa massa de ar frio que tem como tendência derrubar de forma significativa as temperaturas no Sul do Brasil, além de avançar para as demais regiões do país, favorecendo novas geadas em várias áreas de produção agrícola. 

De acordo com Andrea Ramos, meteoeologista do Inmet, até o momento, os modelos indicam que o frio será mais intenso do que o último evento climático registrado no dia 20 de julho.

"O que chama atenção dessa vez é a persistência da massa de ar frio, serão dias consecutivos de quedas tanto nas temperaturas mínimas, quanto nas máximas no Centro-Sul do Brasil", afirma. Ainda de acordo com a especialista, a tendência é que a massa de ar frio configure o sistema chamado "friagem", que é quando derruba as temperaturas de norte a sul no Brasil. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo prevê a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, com precipitação de até 20mm em todas as áreas do estado. A frente deve se deslocar rapidamente para Santa Catarina, Paraná e chear até o sul de São Paulo, também com precipitação entre 20mm e 30mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 
 

Precipitação - 93 horas - Inmet - 260721
Fonte: Inmet
 

Logo após a passagem da chuva, as temperaturas começam a cair no Rio Grande do Sul. De acordo com o mapa de previsão de temperatura, a partir de terça-feira (27), as mínimas já ficam entre 4ºC e 6ºC no centro-sul gaúcho.

Veja o mapa com a tendência de temperatura para os próximos dias: 
 

Tendencia de Temperatura do Ar - Inmet - 260721
Fonte: Inmet 

A tendência é que o sistema ganhe força e entre quarta e quinta-feira, as temperaturas podem ficar abaixo de 0ºC em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os três estados da região Sul do Brasil têm previsão de geada com intensidade entre moderada a forte na quinta-feira, dia 29.

Também neste dia, a massa de ar frio ganha intensidade no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, com temperaturas mínimas entre 4ºC e 6ºC, com risco de geadas. "No dia 30 (sexta-feira), as previsões continuam indicando frio intenso e condição para geadas em todo estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, com intensidade moderada", acrescenta a meteorologista.

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Previsão de temperaturas - Inmet - 260721
Fonte: Inmet

Trigo na região de Corbelia-PR, Técnico Agrícola Lucas Natan 
Trigo na região de Corbelia-PR, Técnico Agrícola Lucas Natan

Deloir Furlan de Mondai-SC no Oeste Catarinense, dessecando nabo com aveia para plantio de milho no mês de agosto
Deloir Furlan de Mondai-SC no Oeste Catarinense, dessecando nabo com aveia para plantio de milho no mês de agosto

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário