Publicidade

Chuva avança para o Sudeste e massa de ar frio entra no BR já nesta terça-feira (27)

Publicado em 27/07/2021 10:55 e atualizado em 27/07/2021 11:34 7700 exibições
Inmet alerta para declínio na temperatura e previsão de geada na próxima madrugada no Sul do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a terça-feira (27) será marcada por chuvas em parte do Sul do Brasil, avanço para áreas do Sudeste e entrada da nova massa de ar frio no Rio Grande do Sul. 

Em relação às chuvas, o modelo Cosmo do Inmet prevê precipitação entre 20mm e 40mm no Norte do Rio Grande do Sul, chuva entre 20mm e 30mm em Santa Catarina e no sul do Paraná. Segundo relatos de produtores, a chuva no Paraná vem atrapalhando o andamento da colheita do milho safrinha. 

A tendência é que a frente avance rapidamente em direção ao Sudeste do Brasil. As chuvas, no entanto, não terão força para quebrar a massa de ar seco e apenas São Paulo deve registrar alguma chuva nas próximas 24 horas. "O vento se intensifica com a aproximação da frente fria e durante a tarde ou à noite, algumas pancadas de chuva podem ocorrer no centro, oeste, sul e parte do leste do estado de São Paulo", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Já no interior do Brasil, não são esperadas mudanças nas condições do tempo. Segundo o Inmet, a massa de ar seco segue atuando com intensidade e mantém áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais em alerta laranja para baixa umidade relativa do ar. "Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma o Inmet em publicação no site oficial. 

Veja a previsão de precipitação nos próximos dias: 

Precipitação 93 horas - 27072021
Fonte: Inmet

O Inmet também emitiu alerta laranja para declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, válido até quarta-feira (28). Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, com o avanço da frente fria para outros estados, a massa de ar frio entra no Rio Grande do Sul entre a tarde e noite desta terça-feira (27). 

Publicidade

De acordo com o mapa de tendência de temperatura do ar, também do Inmet, o avanço do frio também deve ser rápido, derrubando as temperaturas nas próximas 24 horas em boa parte do Centro-Sul do Brasil. O declínio mais expressivo, no período, é previsto para os três estados da região Sul, com chance de queda de até 14 graus. 

O mapa também mostra que a massa de origem polar deve atingir todas as áreas do Mato Grosso do Sul, provocando declínio entre 8 e 10 graus nas temperaturas. Entre amanhã e quinta-feira (29), o frio chega na região central do Brasil, derrubando as temperaturas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e em Goiás. A tendência é que até o final desta semana, o sistema avence também para o Amazonas. 

Veja o mapa com a tendência de temperatura do ar: 

massa de ar frio
Fonte: Inmet

Em relação às geadas, a partir da próxima madrugada o Inmet já prevê geada com intensidade entre moderada e forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Com o avanço do frio, na quinta-feira, o Inmet mantém o risco de geada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de aumentar a área atingida no Paraná. 

Além do sul do Brasil, neste dia no Mato Grosso do Sul, há tendência de geada em todo o centro-sul do estado, com intensidade entre fraca e moderada. As mesmas condições são esperadas para São Paulo e sul de Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de geada: 

geada 1
geada 2
geada 3
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário