Inmet atualiza previsão e mantém frio intenso com geada generalizada no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 27/07/2021 17:57
Setor agrícola em estado de alerta nas áreas de cultivo que já foram atingidas pela intensa massa de ar frio do último dia 20

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, às 17h25, desta terça-feira (27) atualização com as condições do tempo no Brasil nos próximos dias. "Está mantida a previsão de frio intenso entre os dias 28/07 e 1° de agosto para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, com a incursão de uma nova e intensa Onda de Frio", afirma a publicação oficial no site. 

De acordo com as mais recentes atualizações dos principais modelos numéricos de previsão do tempo de hoje (27) e as análises dos Meteorologistas do SNM (Sistema Nacional de Meteorologia), a frente fria avançará mais rapidamente ao longo do dia 28 (quarta-feira) pelo Sudeste (leste de São Paulo com maiores volumes), sul de Minas Gerais e, na sequência, no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

temperaturas
Fonte: Inmet

"Entre a noite de hoje (27) e ao longo do dia 28 (quarta-feira), o ciclone extratropical no Oceano Atlântico, provocará a intensificação do vento no litoral da Região Sul e promoverá o aumento de umidade na Campanha Gaúcha e áreas serranas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Portanto, persiste a previsão de queda de neve entre hoje à tarde/noite e durante todo o dia 28 nas áreas de maior altitude, com destaque para as serras do sudeste do Rio Grande do Sul e nas serras do nordeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", complementa a publicação. 

Para o Sudeste, mantém-se a previsão que os dias mais críticos em termos de menores temperaturas mínimas e máximas, serão os dias 29 e 30/07 (mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre SP e MG e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte); também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e áreas da Serra da Mantiqueira, inclusive em Itatiaia no estado do Rio de Janeiro. 

Em relação às geadas, na madrugada de quinta-feira (28), de acordo com a previsão do modelo regional WRF 5km, há previsão de geadas amplas, que podem chegar à forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, e do Paraná; há possibilidade de formação de geada (fraca intensidade) no sul do Mato Grosso do Sul. No dia 29/07, há previsão de geada ampla em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte); também já há indícios de geadas bem localizadas nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira. 

Na sexta-feira, dia 30, além das áreas descritas anteriormente, também há possibilidade de geada no sul de Goiás e em Minas Gerais (centro-sul do estado; porém com maior intensidade moderada a forte no sul). "No dia 31/07, ainda poderá ocorrer geada (divisa entre SP, MG e RJ - região de Itatiaia), além de toda a Região Sul e sudeste de São Paulo. Os produtos numéricos baseados no modelo Cosmo (mantido pelo Inmet) e as análise do previsores também coincidem áreas e a intensidade da geada prevista pelo WRF", afirma. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário