Publicidade
HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Massa de ar frio continua avançando, mas dia mais severo será na sexta-feira

Publicado em 28/07/2021 11:19 e atualizado em 28/07/2021 15:11 5274 exibições
Institutos de meteorologia alertam para geada generalizada no Centro-Sul do Brasil no dia 30

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a quarta-feira (28) já amanheceu gelada em todo o Sul do Brasil. Segundo dados coletados nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), várias cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC, com destaque para a região de General Carneiro/PR, onde os termômetros chegaram a -7.8ºC. Para as próximas horas, a tendência é que o sistema ganhe ainda mais intensidade e avance para os demais estados do centro-sul do Brasil. 

Os produtores das mais diversas culturas acompanham de perto a evolução da massa de ar frio e confirmação do frio extremo, já que outras duas massas de ar frio resultaram em prejuízos anteriormente na produção agrícola. Entre as culturas mais afetadas neste inverno estão o café, milho safrinha, hortifruti, citros, trigo e cana-de-açúcar. 

"Essa massa ela avança muito rápido pelo país e a partir de amanhã, quinta-feira (29), o frio ganha força e toma conta no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais", afirma a meteorologista Naiane Araújo. O Inmetiu emitiu, nesta manhã, alerta laranja válido em boa parte do Brasil. "Risco à saúde. Temperatura 5ºC abaixo da média por período de 03 até 05 dias", afirma a publicação. 

De acordo com o mapa de previsão de temperatura, também do Inmet, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm temperatura mínima esperada entre 0ºC e 2ºC, com condição para geada na próxima madrugada. O modelo de previsão de geada indica o evento climático com intensidade entre moderada e forte nos três estados. 

Publicidade

Veja o mapa de previsão de temperaturas para os próximos dias: 

Previsão de temperatura - Inmet - 28072021
Fonte: Inmet

Em Mato Grosso do Sul e em São Paulo também há condição para geada, mas com intensidade entre fraca e moderada. No sul de Minas Gerais, a previsão é de geada fraca na próxima madrugada.

"A tendência é que o pior da geada seja na sexta-feira, quando grande número de localidades terá a ocorrência do fenômeno e muitas com muito forte a severa intensidade. A geada deverá alcançar áreas do Chuí, no Extremo Sul do Brasil, ao Sul do Mato Grosso do Sul, Sul de Minas Gerais e possivelmente pontos do Sul de Goiás", acrescenta a previsão da MetSul. 

A consultoria alerta ainda que para a madrugada e amanhecer de sexta-feira (30), são esperadas temperaturas abaixo de zero de forma generalizada em todo o Sul do Brasil, podendo ocorrer também em parte do Sudeste. "No Sul, termômetros podem indicar -7ºC a -9ºC na Serra do Sudeste e Aparados da Serra do Rio Grande do Sul. De -10ºC a -12ºC no Planalto Sul Catarinense e de -6ºC a -8ºC no Paraná. A cidade de São Paulo pode uma das mínimas mais baixas em décadas", complementa. 

geada 2907
geada 3007
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário