HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Massa de ar frio continua avançando, mas dia mais severo será na sexta-feira

Publicado em 28/07/2021 11:19 e atualizado em 28/07/2021 15:11
Institutos de meteorologia alertam para geada generalizada no Centro-Sul do Brasil no dia 30

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a quarta-feira (28) já amanheceu gelada em todo o Sul do Brasil. Segundo dados coletados nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), várias cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC, com destaque para a região de General Carneiro/PR, onde os termômetros chegaram a -7.8ºC. Para as próximas horas, a tendência é que o sistema ganhe ainda mais intensidade e avance para os demais estados do centro-sul do Brasil. 

Os produtores das mais diversas culturas acompanham de perto a evolução da massa de ar frio e confirmação do frio extremo, já que outras duas massas de ar frio resultaram em prejuízos anteriormente na produção agrícola. Entre as culturas mais afetadas neste inverno estão o café, milho safrinha, hortifruti, citros, trigo e cana-de-açúcar. 

"Essa massa ela avança muito rápido pelo país e a partir de amanhã, quinta-feira (29), o frio ganha força e toma conta no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais", afirma a meteorologista Naiane Araújo. O Inmetiu emitiu, nesta manhã, alerta laranja válido em boa parte do Brasil. "Risco à saúde. Temperatura 5ºC abaixo da média por período de 03 até 05 dias", afirma a publicação. 

De acordo com o mapa de previsão de temperatura, também do Inmet, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm temperatura mínima esperada entre 0ºC e 2ºC, com condição para geada na próxima madrugada. O modelo de previsão de geada indica o evento climático com intensidade entre moderada e forte nos três estados. 

Veja o mapa de previsão de temperaturas para os próximos dias: 

Previsão de temperatura - Inmet - 28072021
Fonte: Inmet

Em Mato Grosso do Sul e em São Paulo também há condição para geada, mas com intensidade entre fraca e moderada. No sul de Minas Gerais, a previsão é de geada fraca na próxima madrugada.

"A tendência é que o pior da geada seja na sexta-feira, quando grande número de localidades terá a ocorrência do fenômeno e muitas com muito forte a severa intensidade. A geada deverá alcançar áreas do Chuí, no Extremo Sul do Brasil, ao Sul do Mato Grosso do Sul, Sul de Minas Gerais e possivelmente pontos do Sul de Goiás", acrescenta a previsão da MetSul. 

A consultoria alerta ainda que para a madrugada e amanhecer de sexta-feira (30), são esperadas temperaturas abaixo de zero de forma generalizada em todo o Sul do Brasil, podendo ocorrer também em parte do Sudeste. "No Sul, termômetros podem indicar -7ºC a -9ºC na Serra do Sudeste e Aparados da Serra do Rio Grande do Sul. De -10ºC a -12ºC no Planalto Sul Catarinense e de -6ºC a -8ºC no Paraná. A cidade de São Paulo pode uma das mínimas mais baixas em décadas", complementa. 

geada 2907
geada 3007
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário