HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sul do Brasil amanhece com temperaturas abaixo de 0ºC e frio continua até 1º de agosto, diz Inmet

Publicado em 29/07/2021 10:57 e atualizado em 29/07/2021 13:26
Instituto mantém alerta laranja em boa parte do país; amanhã deve ser dia mais severo no Centro-Sul do BR

Logotipo Notícias Agrícolas

A massa de ar frio que atua desde terça-feira (27) no Brasil, segue derrubando as temperaturas em boa parte do país. Na madrugada desta quinta-feira (29) a temperatura mínima chegou a -10ºC na região de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, área que também teve o registro de neve, assim como na região serrana do Rio Grande do Sul, conforme já indicavam as previsões meteorológicas. 

Veja imagens registradas no Sul do Brasil: 

Neve no Sul do Brasil - 28072021 (2)
Neve Climatempo
Fonte: Climatempo
Neve Climatempo2
Fonte: Climatempo

O dia também amanheceu com temperaturas negativa no Paraná. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros chegaram a registrar -4.2 no centro-sul paranaense.

"Devido à intensidade dos ventos no decorrer da madruga, mesmo com temperaturas negativas sendo registradas em grande parte das regiões, as condições para a formação de geada não foram favoráveis em diversos setores do estado", destaca o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri. 

Temperaturas Paraná - 29072021
Fonte: Simepar

Para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta laranja para boa parte de país. A onda de frio deve continuar derrubando as temperaturas e podendo favorecer geadas em áreas do setor produtivo.

"Risco à saúde. Temperatura 5ºC abaixo da média por período de 03 até 05 dias", afirma a publicação oficial do Inmet, válida em toda a região sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, São Paulo, áreas de Minas Gerais e centro-sul de Goiás.  

Entre as culturas mais afetadas com o inverno deste ano estão café, milho, cana-de-açúcar, citrus e hortifruti. "Persiste a previsão de Onda de Frio até o dia 1° de agosto. A partir do dia 1º de agosto, as temperaturas gradativamente começam a subir", acrescenta o Inmet. 

Veja o mapa com alerta laranja emitido pelo Inmet: 

Alerta de onda de frio - Inmet - 29072021
Fonte: Inmet

No Sudeste do Brasil, o Inmet também mantém a previsão de que o dia mais crítico em termo de temperatura deve ser registrado na sexta-feira (30). "As temperaturas mínimas previstas variaram de -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 18°C em parte da região. Também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e áreas da Serra da Mantiqueira", afirma o meteorologista. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 
 

Previsão de temperatura próximos dias - Inmet - 29072021

Para a próxima madrugada, o Inmet mantém a previsão de geada entre moderada e forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, a tendência é de geada entre fraca e moderada. 

Veja o mapa de previsão de geada para a próxima madrugada: 

Previsão de geada
Fonte: Inmet


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário