HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Modelo GFS prevê retorno das chuvas para o Brasil a partir da segunda quinzena do mês

Publicado em 04/08/2021 11:02
Atualização mostra que há possibilidade das chuvas chegaram para o MS, MT, GO, SP e MG

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (4), as condições de chuvas devem retornar ao Brasil na segunda quinzena do mês.

Os modelos meteorológicos mantêm a condição de tempo muito seco em todo o país para os próximos dias, mantendo as condições típicas do inverno - com temperaturas mais baixas nos três estados da região Sul do Brasil e alerta para baixa umidade relativa do ar no interior do país. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o modelo GFS mostra que a partir do dia 17 um sistema de baixa pressão no Paraguai vai favorecer áreas de instabilidade no Brasil, com chuvas mais expressivas no centro-oeste do Rio Grande do Sul. 

Em relação aos volumes, o modelo prevê precipitação entre 30mm e 40mm no centro-oeste gaúcho no dia 18. E chuvas de até 15mm em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e áreas de Goiás e São Paulo. A tendência é que o sistema passe rápido pela área e as chuvas ganhem intensidade também entre o Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Depois de muito tempo, essa é a primeira vez que os modelos começam a indicar a possibilidade de formar um corredor de umidade atingindo também áreas do Brasil Central. Andrea destaca, no entanto, que apesar de chamar atenção, o sistema de chuva deve passar muito rápido e ainda não se trata do retorno gradual das precipitações.   

Veja a previsão do modelo GFS: 
 

gfs_apcpn24_samer_fh24-336

 Técnico Barão monitorando as lavouras de trigo em Antônio Olinto-PR
Técnico Barão monitorando as lavouras de trigo em Antônio Olinto-PR

José Antônio Dos Anjos Carvalho de Mata de São João-BA com sua agricultura familiar
José Antônio Dos Anjos Carvalho de Mata de São João-BA com sua agricultura familiar

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário