Corn Belt deve receber chuvas melhores nos próximos dias e mercado foca novos números do USDA

Publicado em 10/08/2021 16:05

Logotipo Notícias Agrícolas

Em um mês, aproximadamente, a nova safra de soja do Brasil terá início e o mercado já está bastante atento - e até mesmo um pouco ansioso - pela oferta que o maior produtor e exportador mundial deverá trazer ao cenário global que vem sofrendo de escassez de produto. Enquanto o plantio não começa por aqui, os traders permanecem muito focados ainda na conclusão da nova safra norte-americana, nas condições climáticas em que as lavouras irão se concluir no Corn Belt também neste final de agosto. 

Nesta semana, as perspectivas se intensificam à espera do novo boletim mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que chega na quinta-feira, dia 12, principalmente depois do último reporte semanal de acompanhamento de safras divulgado nesta segunda-feira (9) com 60% dos campos de soja e 64% dos de milho em boas ou excelentes condições, contra 74% e 71% do mesmo período do ano passado, respectivamente.

"As chuvas e as temperaturas amenas beneficiaram o milho na semana passada e eles conseguiram algumas chuvas muito necessárias em partes do oeste do cinturão, que estavam bastante secas. Já a soja não se beneficiou tanto das condições da última semana", explicou o phD em agronomia, Dr. Michael Cordonnier. 

Nesta semana, por outro lado, as condições sinalizam alguma melhora e boas áreas estão recebendo precipitações melhores. E estas chuvas são bem vindas, principalmente, nos pontos do Meio-Oeste americano onde os níveis de umidade do solo ainda são mais baixos, em uma fase das plantas onde a presença da água é determinante para a definição e garantia da produtividade tanto da soja, quanto do milho. 

No trigo de primavera americano, as perdas são drásticas em função das adversidades climáticas. 

"Os solos ficaram mais secos nas últimas duas semanas e de 18, apenas dois indicaram algum aumento nos níveis - Ohio e Wisconsin - enquanto todos os demais apresentaram redução. E entre os estados que se destacam baixa umidade do solo são Dakota do Norte, Dakota do Sul, Minnesota, Arkansas e Iowa. O estado mais seco é a Dakota do Norte, com 92% de seu território classificado com níveis baixos ou muito baixos. As chuvas no último final de semana e no começo desta semana podem ajudar a melhorar as condições no oeste e norte do Corn Belt, ajudando em um possível aumento da umidade", explica o especialista. 

O boletim diário do Commodity Weather Group desta terça-feira (10) mostra que tais precipitações já começam a limitar o estresse hídrico a cerca de 20% do Meio-Oeste americano, e volumes melhores são esperados em partes de Illinois, Indiana e partes da região do Delta. No oeste do Meio-Oeste, as chuvas também podem se expandir. 

E o modelo europeu, como relata o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities, também sinaliza melhores condições para os Estados Unidos nos próximos dez dias. De acordo com mapas trazidos nesta terça-feira, deve voltar a chover nas Dakotas e em Minnesota e seguirá chovendo em Illinois, maior estado produtor de soja e segundo maior produtor de milho. 

Os mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, para os próximos 8 a 14 dias - período de 17 a 23 de agosto - mostram chuvas acima da média justamente na região das Dakotas, Minnesota, partes do Nebraska a extremo noroeste de Iowa. 

Chuvas 8 a 14

A preocupação são as elevadas temperaturas esperadas para a metade norte dos Estados Unidos. No entanto, caso as boas chuvas se confirmem, o cenário pode ser amenizado. 

Temperaturas 8 a 14

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edmundo Taques Ventania - PR

    Será que essas chuvas nos EUA já não vieram tarde?? Nos comentários de produtores nos sites americanos já estão relatando abortamento de vagens (https://community.agriculture.com/t5/Marketing/Floor-Talk-August-10-2021/m-p/814856#M108111), ademais a não ser que as variedades de soja americana sejam muito superiores as nossas, qualquer agricultor de verdade, que lida dia a dia com soja, sabe que se você teve a temporada inteira de clima irregular, não é uma chuva no final do ciclo que irá salvar e trazer a produtividade esperada. Como exemplo teve um ano em minhas áreas, em que ocorreu tudo conforme planejado, tendo apenas uma intercorrência. Já perto da virada do ano o tempo fechou e por quase 15 dias (bem na época da floração) choveu horrores e o tempo ficou totalmente nublado. Isso foi o suficiente para criar um abortamento de flores e ainda que tenhamos produzido bem aquele ano, por causa dessa única intercorrência a produção estimada caiu 6,8% em media. Portanto a China voltou ao mercado porque ela já sabe que não adianta mais esperar, de alguma forma sabe que a safra americana não vai ser aquela estimada ou maior, ficou de fora do mercado porque não queria pagar os preços atuais da soja esperando pela oferta americana, agora que essa oferta provavelmente não vai vir, pelo contrario vai ser menor ainda, o que irá pressionar ainda mais os estoques que já são muito curtos, ela esta tentando garantir o dela, tanto físico como futuro. Abs a todos, fiquem com Deus

    2
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Em alguns lugares dos EUA, como Dakota, estão fenando o milho. Em alguns casos, os pés são tão baixo que tiveram que adaptar a colheitadeira. Vejam o vídeo:

      https://www.kfyrtv.com/2021/08/02/bismarck-farmer-finds-creative-way-chop-drought-stricken-corn/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=snd&utm_content=kmot

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      No dia 07/09/21 estarei por essas regiões e poderei avaliar pessoalmente essas condições. Viajarei de carro mais de 3 mil km por essas regiões. Se eu puder contribuir, darei notícias.

      1
    • Edmundo Taques Ventania - PR

      Pois é Sr. Adilson, tem um Crop Tour no Youtube, feito por uma moçada nota 10, acho que o nome é Agro Connection (https://www.youtube.com/watch?v=hQbryPO1KYg), já passaram por Iowa e Minnesota. Em Iowa no sul a soja está bem, chega no centro piora e ao norte do Estado está bem fraca, quando entram em Minnesota ai a coisa piora significativamente, parece que as próximas paradas deles será nas Dakotas. Eu nem preciso dizer nada, olhe os vídeos, olhe a soja com 20 vagens por pé, olhe os milhos sem perfeita polinização (sem ponteira), com folhas secando e olhe que eles nem chegaram nos piores estados (Dakotas) ainda. É o meu ponto, achar que uma chuva vai resolver isso, não vai!! O máximo que uma chuva faz agora, no máximo mesmo, é evitar que esse restolho de vagens acabem enchendo ou seja, uma chuva agora só estancaria as perdas, de forma alguma as recuperaria. Bem não precisa acreditar em mim, basta olhar os vídeos, até para prestigiar o excelente trabalho que essa moçada esta fazendo. Abs

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Edmundo, muito boa a indicação! Parabéns!

      1
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Sr Edmundo, realmente muito boa a indicação, assisti a dois vídeos do meninos. O nome é Crop Tour. Vamos aguardar o Sr. Aloisio Brito nos mandar umas postagens da realidade dos EUA.

      2