HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de verão: NOAA mantém 70% de chances de La Niña entre novembro e janeiro

Publicado em 12/08/2021 11:01 e atualizado em 12/08/2021 11:34
Saber intensidade do fenômeno, no entanto, só será possível com as próximas atualizações do órgão americano

Logotipo Notícias Agrícolas

Em atualização divulgada nesta quinta-feira (11), a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indicou aproximadamente 70% de chances da atuação do fenômeno La Niña durante a safra de verão. A publicação faz parte da atualização divulgada mensalmente pelo NOAA. 

Neste momento, segundo o NOAA, as condições são de neutralidade, com tendência de permanecer assim até setembro. "70% de chance durante novembro a janeiro", afirma. Ainda de acordo com a publicação, o modelo recente executado a partir do NCEP CFSv2 e do Conjunto Multi-Modelos da América do Norte sugere o início de um La Niña fraco nos próximos meses, persistindo até o inverno  de 2021-22. Ou seja, durante os meses de novembro a janeiro, verão no Brasil. 

A possibilidade de um novo La Niña levanta preocupações em todo o setor agrícola, sobretudo para a região Centro-Sul do Brasil, que desde o ano passado enfrenta com a seca prolongada e temperaturas acima do esperado pela climatologia.

O clima irregular há mais de um ano vem provocando perdas expressivas nas mais diversas culturas. Com a reserva hídrica já comprometida, um possível atraso na estação chuvosa ou a permanência de volumes mais baixos aumenta a preocupação do setor produtivo. 

Naiana Araújo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirma a possibilidade do fenômeno climático, mas ressalta que é preciso esperar as próximas semanas para confirmar sua intensidade.

"Já tem um tempo que o NOAA vem indicando essa possibilidade e temos que ficar em alerta. Precisamos esperar as próximas atualizações para entender melhor qual sua intensidade e quais serão os reais impactos para o Brasil", afirma. Vale lembrar que, no ano passado, o NOAA foi o primeiro serviço de meteorologia a confirmar a incidência do La Niña. 

La Nina - NOAA - 120821
Fonte: NOAA

 Próximas 24 horas: Tempo muito seco e baixa umidade

Já para as próximas 24 horas, a tendência é de permanência de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar em boa parte do Brasil. A frente fria, em atuação na região Sul desde o início da semana, avança para o nordeste de Santa Catarina, leste do Paraná e faixa litorânea de São Paulo, mas sem força para quebrar o bloqueio atmosférico.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 12082021
Fonte: Inmet

De acordo com dados do Inmet, há três dias a umidade relativa do ar tem ficado abaixo de 15% em várias áreas do Brasil Central, além das temperaturas também estarem ligeiramente acima do esperado. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as condições atuais são esperadas para o inverno, mas chamam atenção, já que podem indicar certa anomalia caso persistam por mais dias. 

O Inmet emitiu, inclusive, alerta laranja válido até as 20h desta quinta-feira (12), no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul do Tocantins, leste do Mato Grosso e Goiás. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma a publicação. 

Veja as áreas em alerta laranja nesta quinta-feira (12): 

Alerta laranja - Inmet - 12082021
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • João Paulo Tapera - RS

    ... é cedo para se preocupar.

    3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Em um artigo da EMBRAPA de 2017, consta: "A média do tamanho das propriedades é baixa: menor do que 1 ha. Para possibilitar a mecanização, verdadeiras vilas são construídas pelo governo, para as quais as famílias rurais são transferidas – uma reforma agrária ao contrário, que permite o uso associado de maquinários e facilita o acesso da população rural a escolas e hospitais.

      O nível de subsídio da agricultura chinesa aproxima-se de 300 bilhões de dólares, e seu modelo recebe grande apoio do governo.

      Aí está "o outro lado da moeda" ... "subsídio de 300 bilhões de dólares" !!! ... É 1,5 TRILHÃO DE REAIS ...

      Quanto que o VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO (VBP) DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRO? ... Resposta: ... Para 2021 há a previsão de um VBP DE R$ 1,142 TRILHÃO DA AGROPECÁRIA.

      Então se o governo brasileiro fosse "bonzinho" como o chinês, os produtores brasileiros iam pôr no bolso mais R$ 1,5 TRILHÃO.

      Ah! A link para dar uma "olhada" é: ... https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/169826/1/China-nova-potencia-tambem-no-agronegocio.pdf

      Com um detalhe ... NÃO É NOTÍCIA PARA SUBIR OU ABAIXAR PREÇO !!!

      2
    • wenderson lambert pouso alegre - MG

      O Dr Molion já explicou em diversas entrevistas e, recentemente, fez novamente fa mesma explanação..., a de que esses modelos numericos de computador nao sao confiaveis, ... atualmente estamos na fase neutra dos eventos de enos, e nao é porque falam em 70 por cento que teremos o evento de la nina, e se vier ele sera de fraca intensidade, ... mas infelizmente a midia omite estas informações e ja sai fazendo aquele alarde costumeiro de todos os anos, ... seja la nina ou el nino é aquele sensacionalismo

      2