HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão estendida mantém retorno das chuvas para parte do Centro-Oeste na próxima semana

Publicado em 16/08/2021 10:51 e atualizado em 16/08/2021 11:29
Até lá, condições são de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar em boa parte do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (16) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), segue mantendo a previsão do retorno de umidade para parte da região Central do Brasil nos últimos dias de agosto. Até lá, de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que o tempo continuará muito seco e com baixa umidade relativa do ar em boa parte do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas 16082021
Fonte: Inmet

Além do tempo seco, a tendência é de amplitude térmica em todo o Brasil nesta semana. "O ar mais seco e quente será destaque principalmente no interior do Paraná, no Centro-Oeste, interior de São Paulo e Minas Gerais, além do interior do Nordeste e sul da Amazônia", complementa a previsão da Climatempo. 

Ainda de acordo com a consultoria, a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, abaixo de 20% em amplas áreas do interior paulista, entre o noroeste de Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins. 

Veja o mapa com previsão de umidade relativa do ar: 

umidade relativa do ar
Fonte: Inmet

No período entre 16 e 24 de agosto, o NOAA prevê chuvas na região Sul do Brasil, na costa leste do país e na região do Amazonas. Em relação aos volumes nas áreas de produção, o modelo americano prevê precipitação de até 20mm no período. De acordo com Andrea, a faixa leste do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro têm previsão de chuvas expressivas nas próximas 24 horas. 

Já a partir do dia 24, a entrada de um sistema frontal pelo Rio Grande do Sul vai aumentar as áreas de instabilidade no Brasil, principalmente na faixa oeste do país. O NOAA indica chuvas entre 20mm e 30mm no Rio Garnde do Sul e em pontos do Mato Grosso do Sul. 

A previsão americana mostra ainda a tendência de formação de um corredor de umidade pegando áreas do norte e sul do Brasil. Andra destaca, no entanto, que apesar do sistema não passar tão rápido como é característico da estação, ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA

Trigo em Santa Cecília do Sul-RS pelo Eng. Agrônomo Raul Zotti 
Trigo em Santa Cecília do Sul-RS pelo Eng. Agrônomo Raul Zotti

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário