HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Geosys: Boa parte das áreas de soja podem ter condição de plantio nas próximas semanas; cana e café em alerta

Publicado em 08/09/2021 10:13 e atualizado em 08/09/2021 11:14
Modelos GFS e Europeu indicam condição de chuva em áreas de soja nos próximos sete dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Se as previsões meteorológicas se confirmarem, boa parte das regiões produtoras de soja terão condição de solo para iniciar a semeadura da safra dentro da janela ideal. Por outro lado, as condições nas áreas de produção de café e cana-de-açúcar ainda são preocupantes e mantém os dois setores em alerta. As informações são de Felippe Reis, analista de cultura da Geosys Brasil. 

De acordo com Felippe, os modelos GFS e Europeu indicam condição de chuva em áreas de produção de soja como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, o que deve favorecer o início do plantio. "O cenário começa um pouco melhor, mais positivo do que o que observamos no ano passado. Tinha o La Niña, esse ano também temos esse indicativo, mas de forma mais leve. Se as chuvas se confirmarem nos próximos sete dias boa pode ter condição para plantio, já que as chuvas ficam acima da média para o período", comenta. 

No Paraná, os dados da Geosys Brasil mostram que até esta quarta-feira (8) a umidade do solo está em até -20% em algumas áreas, número que chama atenção, mas que segundo Felippe no curto prazo não deve trazer grandes problemas para o produtor, considerando a previsão de chuvas nos próximos dias. 

Em relação às precipitações previstas, os modelos avaliados pela consultoria, mostram previsão de acumulados acima de 40mm no estado, com destaque para a região sul do Paraná que deve receber os maiores volumes de chuva. O noroeste paranaense, região mais afetada pela seca prolongada no último ano, os modelos também indicam condição de chuva, porém com volumes mais baixos no período. 

Veja o mapa com previsão de precipitação nos próximos sete dias: 
 

Análise previsão do tempo - Geosys Brasil (2)
Modelo Eurpeu/Modelo GFS
Fonte: Geosys Brasil


No Mato Grosso, maior estado produtor de soja do Brasil, o cenário é mais confortável no noroeste do estado, única região que registrou alguma precipitação nos últimos dias. Em relação à condição do solo, o modelo também mostra níveis entre -10% e 20% em algumas áreas. Já quando o assunto é chuva, a previsão indica a permanência da umidade na região noroeste, com acumulados podendo ficar acima de 30mm em algumas áreas. 

No leste do Mato Grosso e em Goiás, as condições atuais do solo são semelhantes, ficam entre -10% e 20% em grande parte da área, mas o cenário para a chuva é mais crítico e a umidade deve demorar um pouco mais para voltar. "Inclusive no sul do Goiás a gente pode ter um problema porque a umidade do solo já está baixa e a previsão de chuva é de baixa precipitação para os próximos dias, mas por enquanto nada muito alarmante", comenta o analista. 

No Mato Grosso do Sul, a condição do solo é semelhante em boa parte do estado e a tendência também é do retorno gradativo das chuvas. De acordo com Felippe, os modelos mostram acumulados entre 10mm e 30mm, número que também fica acima da média dos últimos anos para o período. 

Veja o mapa com a condição do solo em todo Brasil: 
 

Condição do solo
Condição do solo

Para o Sudeste do Brasil, principalmente nas áreas de café e cana-de-açúcar, Felippe afirma que a situação é muito mais crítica quando o assunto é condição do solo. As duas culturas sentiram os impactos do clima na safra desse ano e as altas temperaturas e tempo muito seco nos próximos dias podem agravar a situação para a produção do ano que vem. 

Felippe destaca que em algumas áreas de cana-de-açúcar a umidade do solo já está em -40%. "Com a possibilidade de temperatura acima da média e os modelos mostrando baixa precipitação a condição tende a se agravar e comprometer de certa forma o potencial produtivio para o ano que vem", comenta Felippe. 

Na área cafeeira, Felippe acrescenta que a condição do solo fica entre 10% e 20%. "Dentro de um cenário de curto prazo isso não traria tantos problemas, mas essa condição é a mesma desde março e a cultura vem sofrendo muito desde o ano passado", acrescenta. 

Em relação ao retorno da chuva para essa região, o especialista comenta que será gradativo e a partir da segunda quinzena do mês. Alerta, no entanto, que o sinal de alerta para o café é justamente se as chuvas não tiverem continuidade, o que pode comprometer a florada da safra 22. 

Veja o mapa com a previsão de temperatura em todo Brasil: 

Análise previsão do tempo - Geosys Brasil (4)
Fonte: Geosys Brasil

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário