HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Instabilidade avança e forma rápido corredor de umidade; atenção para chuva forte em SP

Publicado em 09/09/2021 10:45 e atualizado em 09/09/2021 11:32
Além de Santa Catarina e Paraná, MS, MT, SP e MG devem ter chuva nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

A frente fria que estava em atuação no Rio Grande do Sul nos últimos dois dias avançou para as demais áreas do país e já mudou as condições do tempo em Santa Catarina e Paraná, com previsão de chegar em São Paulo e no Mato Grosso do Sul nas próximas horas.

Além dessas áreas, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as áreas de instabilidade avançam sobre o Mato Grosso e extremo sul de Goiás, formando um corredor de umidade que tem baixo volume de chuva, mas que pode chegar com intensidade. 

De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, todo o Centro-Sul do Brasil tem condição para tempestade e queda de granizo nas próximas 24 horas, consequência das altas temperaturas registradas nos últimos dias. "Muita pancada de chuva e chega com força principalmente em São Paulo. Está muito quente e quando um sistema como esse entra, acaba favorecendo a queda de granizo e chuva forte", comenta o especialista. 

Veja no mapa: Áreas em verde mostram condições de umidade em parte do Brasil nesta quinta-feira (9):
 

Previsão do tempo 09092021
Fonte: Inmet

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre 30mm e 40mm em pontos de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo nas próximas 24 horas. Já a previsão da Climatempo alerta papra chuva intensa entre Santa Catarina e Paraná no período. "Há risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento nestas áreas. As temperaturas ficam mais baixas no estado. Nas demais áreas o sol aparece e não chove", complementa. 

No Centro-Oeste, os volumes mais expressivos são esperados para o noroeste do Mato Grosso. De acordo com o modelo, a região pode ter acumulado de até 60mm. No Mato Grosso do Sul e em Goiás, as chuvas chegam com intensidade, porém com volumes mais baixos. De acordo com o meteorologista, a tendência é que o tempo continue com essas condições até sexta-feira (10), com o sistema se deslocando pelo oceano já nas primeiras horas do sábado (11). 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas
Fonte: Inmet

Árvore conhecida como Macuqueiro em botões para a florada por Paulo Marcelo Adamek de Itaiópolis - SC
Árvore conhecida como Macuqueiro em botões para a florada
por Paulo Marcelo Adamek de Itaiópolis - SC

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário