HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com retorno de chuva volumosa no Sul do BR; Inmet alerta para ventania e granizo

Publicado em 13/09/2021 10:35
No Brasil Central, chance de chuva é baixa e Instituto mantém alerta para tempo muito seco e baixa umidade do ar

Logotipo Notícias Agrícolas

O começo da semana será marcado pelo retorno de muita chuva para o Sul do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um sistema de baixa pressão no Paraguai já favorece as áreas de instabilidade nesta segunda-feira (13) no Rio Grande do Sul. Além disso, uma nova frente fria deve se formar na região a partir de amanhã, favorecendo a formação de mais nuvens na área. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê as maiores precipitações para sul do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 70mm nas próximas 24 horas. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, devido as altas temperaturas dos últimos dias, a chuva chega com intensidade e risco de trovoada, rajada de ventos e queda de granizo. 

"Na segunda-feira (13) o risco maior para transtornos é no Rio Grande do Sul, com chance para vendaval - com rajadas que podem alcançar os 120km/h -, alta atividade elétrica, granizo e volumes extremamente elevados, que podem provocar transbordamento dos rios e deslizamento de encostas", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa com a previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas horas: 

 

Chuvas no Sul - 13092021
Fonte: Inmet

 

A tendência é que o sistema avance de forma rápida para as demais áreas do estado gaúcho, com acumulados entre 30mm e 50mm nos próximos dois dias. As áreas de instabilidade também chegam em Santa Catarina e Paraná, porém com menos intensidade e precipitação entre 20mm e 30mm. 

O sistema deve se deslocar de forma rápida para o Oceano, sem levar grandes precipitações para o Brasil Central. De acordo com o meteorologista apenas o sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo podem registrar alguma chuva, mas ainda de forma muito pontual e com volumes mais baixos. 

No Centro-Oeste, a condição continua sendo de tempo muito seco e de baixa umidade relativa do ar. Apenas o noroeste do Mato Grosso tem condição para umidade, mas também de maneira pontual e sem volumes expressivos.

Veja o mapa de previsão nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 13092021
Fonte: Inmet

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (13) pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), também prevê os maiores volumes de chuva para o Sul do Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 13 e 21 de setembro, o NOAA indica precipitação entre 90mm e 100mm em pontos dos três estados da região Sul do Brasil. Nas demais áreas do país, o modelo norte-americano mantém a tendência de tempo seco. 

Entre os dias 21 e 29 de setembro, o NOAA mantém a condição de chuva na região Sul, com precipitação entre 50mm e 80mm. O NOAA, mostra no entanto, condição de umidade para parte do Brasil Central no período, porém com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA
Fonte: NOAA

 Plantio do feijão preto na região de Prudentópolis (PR). Envio do Técnico Agrícola Gabriel Klos
Plantio do feijão preto na região de Prudentópolis (PR). Envio do Técnico Agrícola Gabriel Klos

Foto no Estreito Rio Grande do Sul. Envio de Josué Rodrigues Corrêa
Foto no Estreito Rio Grande do Sul. Envio de Josué Rodrigues Corrêa

Cacho de Uva em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott
Cacho de Uva em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott

Foto em São Pedro do Sul (RS). Envio de Felipe Brondani
Foto em São Pedro do Sul (RS). Envio de Felipe Brondani

Teia de Aranha em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Teia de Aranha em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário