HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: NOAA mostra boas chuvas para parte do país a partir do dia 30

Publicado em 22/09/2021 10:57 e atualizado em 22/09/2021 11:58
Segundo meteorologista, tendência é que alguma umidade já seja observada ainda nessa semanas, mas ainda de forma pontual

Logotipo Notícias Agrícolas

A Primavera começa oficialmente às 16h21 (horário de Brasília) e as previsões indicam que a partir do dia 30 as condições de umidade podem mudar em grande parte do Brasil Central. 

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos estão indicando a mudança nos padrões, mas ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa, apesar dos volumes que podem levar alívio ao produtor que sente os impactos da severa estiagem. 

"Ainda nessa semana já começa a descer alguma umidade para a região Central, os sistemas começam a se organizar para formar aquele famoso corredor de umidade. As chuvas começam a passar mais rápido pelo Sul do Brasil e a partir da 1ª semana de outubro isso começa a ser mais frequente", comenta o especialista. Como é natural da nova estação, a tendência é que o retorno das chuvas aconteça de forma gradual nas próximas semanas. 

De acordo com o modelo de previsão estendida, divulgado pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), para os próximos sete dias, já há previsão de alguma umidade em boa parte do país, mas ainda sem volumes significativos. Entre os dias 22 e 30 de setembro, o modelo prevê volumes mais expressivos na faixa nos três estados da região Sul do Brasil e condição de chuvas isoladas no noroeste do Mato Grosso. 

Já para o período entre 30 de setembro e 8 de outubro, o NOAA prevê mudança significativa nos padrões. O modelo indica chuvas de até 100mm em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e até sul de São Paulo. Se confirmadas, as chuvas também levam alívio para as áreas de produção de Minas Gerais, Espírito Santo, parte de Goiás e Mato Grosso. 

Para o Rio Grande do Sul, a tendência é precipitação apenas na faixa oeste do estado. Na outra ponta, no Matopiba, o modelo também indica certa condição de umidade, mas ainda sem volumes expressivas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
 

NOAA - 22092021
Fonte: NOAA


O Inmet divulgou ontem que há previsão de um novo La Ninã durante a Primavera, e que apesar de mais curto, pode ter potencial para influenciar o regime de chuvas no Brasil. De acordo com Heráclio, a condição segue sendo monitorada e, se confirmada, a tendência é redução dos volumes em parte do Centro-Sul do Brasil na virada de mês entre outubro e novembro.

Os primeiros dias de outubro tendem a ter bons volumes de chuvas, mas a condição pode mudar na reta final do mês. Comenta ainda que a tendência é de um fenômeno de curta duração, com retorno da normalidade do regime chuvoso na transição no mês de dezembro.  

Leia mais:

+ Primavera começa com previsão de La Niña curto, mas que ainda assim pode impactar chuvas no BR

Próximas 24 horas 

O primeiro dia da Primavera não terá grandes mudanças em boa parte do país. Segundo o Inmet, após a passagem de uma frente fria, as temperaturas ficam mais amenas no Centro-Sul do país, mas a previsão mantém a permanência de tempo seco em toda área nesta quarta-feira (22).

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas: 
 

93 horas
Fonte: Inmet 

O tempo muito seco também segue predominante no Centro-Norte do Brasil, deixando boa parte da área em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma o Inmet em sua página oficial. O alerta amarelo é válido para em parte de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Veja as áreas com alerta amarelo nesta quarta-feira (22): 
 

Alerta amarelo
Fonte: Inmet

 

Florada de café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa 
Florada de café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa

Colheita de aveia branca em Alterosa (MG). Envio de Mauricio Carvalho
Colheita de aveia branca em Alterosa (MG). Envio de Mauricio Carvalho

Cevada em Antônio Olinto (PR) . Envio do técnico Barão
Cevada em Antônio Olinto (PR) . Envio do técnico Barão

Flores em Jabuticaba em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Flores em Jabuticaba em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário