Outubro vai começar com pancadas de chuvas espalhadas pelo Brasil
![]()
Outubro vai começar com pancadas de chuva em várias partes do país. De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o novo mês tem como característica um aumento nas precipitações, o retorno do corredor de umidade ligando norte a sul no país e levar alívio para as principais áreas de produção do Brasil.
Consequência das altas temperaturas, condição também característica da Primavera, as chuvas tendem a acontecer com intensidade, em forma de pancadas e no período da tarde. O Inmet mantém, para as próximas 24 horas, alrta amarelo para tempestade válido no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
Veja fotos registradas em Faxinal dos Gudes, em Santa Catarina, nesta manhã:
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial.
Veja no mapa as áreas em estado de alerta amarelo nesta quinta-feira (30):
A frente fria que estava em atuação no Sul do país desde o ínicio da semana, já avançou para o oceano, mas segue influenciando as áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil. De acordo com o modelo Cosmo, há condição para pancadas de chuvas, com volumes baixos, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Ainda de acordo com o mapa, a tendência é que os volumes mais expressivos de chuva continuem sendo registrados nos três estados do Sul do Brasil. Amanhã, dia 1º de outubro, as chuvas ganham intensidade no sul do Paraná e o acumulado pode ultrapassar os 50mm.
Também são esperadas pancadas de chuvas em pontos do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí nos próximos dias. Os volumes ainda são baixos, mas de acordo com Andrea, a tendência é que as chuvas passem a ser mais frequentes a partir de agora, com volumes mais expressivos e atingido toda a área do Brasil Central.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê os maiores volumes de chuva nos três estados da região Sul do Brasil nos próximos sete dias. O modelo indica precipitação acima dos 100mm na área e mostra também o avanço da chuva para outras áreas.
Já no período entre 8 e 16 de outubro, o NOAA prevê chuvas entre 60mm e 70mm no Sudeste do Brasil, além de indicar a possível formação de um corredor de umidade no país. O NOAA mantém a tendência de umidade para boa parte do país, com exceção de áreas do Nordeste que devem continuar com tempo seco.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
![]()
Soja em ótimo desenvolvimento inicial em Naranjal-Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Cledison Conte
![]()
Lavoura de trigo em fase de enchimento de grão município Ibiaça (RS). Envio César Luis Copatti e os filhos Valentina e Lorenzo
![]()
Palhada de aveia para milho e soja em Capanema (PR). Envio de Elecir Trevisan
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus