HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Confirmando as previsões, final de semana é marcado pelo retorno da precipitação no PR e previsão indica mais chuva nos próximos dias

Publicado em 04/10/2021 10:40 e atualizado em 04/10/2021 11:35
Segundo Inmet, além do Paraná, dois sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas no Sudeste do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, o final de semana foi marcado por chuvas volumosas no Sul do Brasil. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes foram registrados no Paraná e a tendência é de que dois sistemas continuem favorecendo a formação de nuvens carregadas na área nas próximas 24 horas. 

Segundo o mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias, o oeste do Paraná recebeu chuvas entre 50mm e 100mm. O modelo não contabiliza as chuvas desta madrugada, mas de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, também já foram registrados acumulados de 117mm em Palotina/PR, Cascavel/PR registrou 74.8mm, Ponta Grossa/PR 50.8mm e Guaíra/PR 140mm.

"Todas as estações meteorológicas do Inmet têm registro de chuvas nesses últimos dias. Isso é muito positivo porque traz certo alívio para as áreas que estavam sofrendo com o tempo muito seco e com a crise hídrica", afirma. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

3 dias
Fonte: Inmet


Para os próximos dias, Andrea destaca que além do sistema frontal, um sistema de baixa pressão, chamado Baixa do Chaco (sistema característico da primavera), continuarão influenciando na formação de nuvens carregadas, com destaque para o Paraná que novamente deve receber os maiores acumulados nas próximas 24 horas. 

Em relação ao volume de chuva, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 50mm e 60mm no centro do Paraná e acumulados de até 70mm na parte norte do estado. Para os demais estados da região Sul, não há previsão de chuvas expressivas no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina tem previsão de chuvas entre 20mm e 30mm no leste do estado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas 24 horas: 
 

chuvas SUL
Fonte: Inmet


O sistema de baixa pressão também vai continuar ajudando a formação de nuvens no Sudeste do Brasil. Para esta segunda-feira (4), o Inmet prevê os maiores volumes de chuva para São Paulo, entre 20mm e 40mm. O modelo mostra ainda a condição de chuvas para o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e chuvas pontuais no Espírito Santo. 

Já para o Centro-Oeste do Brasil, o Cosmo prevê condição para chuvas no Mato Grosso do Sul, áreas de Goiás e Mato Grosso nas próximas 24 horas. "A tendência, daqui pra frente, é de manter essas condições com chuvas e formando aquele famoso corredor de umidade que tanto falamos nessa época do ano", acrescenta Andrea. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

93 horas - Inmet - 0410
Fonte: Inmet


Climatempo destaca condições para geadas no Sul do Brasil

Com o avanço das chuvas para os Santa Catarina e Paraná,  a Climatempo prevê que a semana vai começar mais fria no Rio Grande do Sul. "Após a passagem de um sistema de baixa pressão, a entrada de uma massa de ar frio e seco vai derrubar as temperaturas e manter o tempo firme sobre o estado gaúcho", afirma a consultoria. 

Ainda de acordo com a previsão, para a próxima madrugada (5), é previsto geada na região serrana do Rio Grande do Sul, podendo alcançar também as áreas serranas de Santa Catarina. "Na terça-feira (05) a massa de ar frio e seco avança por todo o estado, o sol vai brilhar forte ao longo de todo o dia, e a sensação será de frio", prevê. 

Soja em desenvolvimento em Itambaracá (PR). Envio de Ivan Alexandre
Soja em desenvolvimento em Itambaracá (PR). Envio de Ivan Alexandre

Área de sequeiro, Fazenda Rio do Sangue em Brasnorte (MT). Envio de Jorge Pires
Área de sequeiro, Fazenda Rio do Sangue em Brasnorte (MT). Envio de Jorge Pires

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário