HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas continuam chegando e mantêm parte do país em estado de alerta, diz Inmet

Publicado em 07/10/2021 10:45 e atualizado em 07/10/2021 12:22
Modelos mostram precipitações significativas, mas meteorologista alerta que chuvas podem chegar com ventania e até queda de granizo

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a permanência das chuvas em boa parte do país nesta quinta-feira (7). A chuva tão esperada pelo setor produtivo, no entanto, continua chegando com intensidade e deixa parte do país em alerta para tempestade e temporal.

Segundo Mamedes Luiz Melo, um sistema de baixa pressão associado a uma frente fria na costa do Sudeste segue influenciando as áreas de instabilidade em boa parte do país e as chuvas podem chegar com ventania e até queda de granizo em algumas áreas. Os modelos mostram ainda que a trégua nas precipitações acontecerão de forma rápida, indicando a entrada de uma nova frente fria nos próximos dias. 

Em relação aos volumes, na região Sul do Brasil o destaque continua sendo o estado do Paraná que deve receber os maiores volumes nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo, chove em todo estado nesta quinta-feira (7), e o estado de alerta é para região oeste que deve receber os maiores volumes, com acumulados de até 50mm. Também há previsão de chuvas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porém com volumes mais baixos. 

Para a região Sudeste do Brasil, o modelo mostra tendência de chuva em todos os estado. O destaque fica para Minas Gerais, que pode ter acumulados de até 30mm no período. O Cosmo sinaliza ainda que as chuvas devem avançar para mais áreas de Minas Gerais nos próximos dois dias. 

Chove também no Centro-Oeste, sendo os maiores volumes acumulados previstos para o Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cosmo, as precipitações devem ficar entre 30mm e 50mm pelo estado. O modelo mostra também condição de umidade no Mato Grosso, com volumes mais baixos, mas que devem acontecer com intensidade, de acordo com Mamedes. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

93 horas - Inmet - 07102021
Fonte: Inmet


 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quinta-feira (7) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão de chuvas mais expressivas áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

No período entre 7 de 15 outubro, o NOAA prevê precipitação entre 100mm e 125mm em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul. Já para a região Sul do país, o modelo mantém a condição de chuva nos três estados, com acumulados entre 40mm e 50mm. 

Já entre os dias 15 e 23 de outubro, o NOAA prevê chuvas em todas as áreas de produção, inclusive para o Matopiba. Segundo o mapa, as chuvas, se confirmadas, serão abrangentes e com volumes entre 60mm e 90mm em todo país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

 

NOAA - 07102021
Fonte: NOAA

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário