HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Modelos mantêm a previsão de muita chuva pelo BR e umidade começa a retornar ao Matopiba

Publicado em 11/10/2021 17:36 e atualizado em 13/10/2021 10:37
Para esta terça-feira (12), continuam em alerta os estados do Sudeste para chuvas intensas

Logotipo Notícias Agrícolas

As atualizações dos modelos meteorológicos seguem indicando que os próximos dias serão de muita chuva nas principais regiões produtoras do país. Após um longo período de seca e perdas em várias culturas, o sistema chuvoso enfim se consolida no país e a umidade também começa avançar para áreas do Matopiba. 

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos próximos sete dias há previsão de chuvas para boa parte do país, com destaque para áreas no Mato Grosso do Sul, no Sudeste do Brasil e na Bahia que podem ter registros acima dos 100mm no período. 

Para o sul do Brasil, o NOAA também mantém a condição de umidade, com previsão de precipitação entre 60mm e 70mm nos próximos dias. Já no Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás têm previsão de acumulados de até 60mm no período. 

A partir do dia 19, conforme já indicavam as previsões anteriores, a tendência é de chuva abrangente e atingindo todas as áreas do Brasil. Em relação às regiões de produção agrícola, apenas o norte do Maranhão e do Piauí devem com poucas chuvas.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 11102021
Fonte: NOAA 

O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também mantém a previsão de chuvas atingindo boa parte do país nos próximios dias. 

Para esta terça-feira (12), o destaque continua sendo Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro que devem registrar os maiores acumulados do dia. Ainda de acordo o Instituto, as áreas de instabilidade favorecem a formação de nuvens carregadas em toda área, e as chuvas podem chegar em forma de tempestade, com risco de ventania e granizo. 

No Centro-Oeste, o Cosmo mantém a previsão de umidade para todos os estados, com destaque para o norte de Goiás, que devem receber os maiores volumes de chuva - entre 20mm e 30mm. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também têm previsão de chuva, porém com volumes mais baixos. 

No Sul do país, o modelo Cosmo indica uma trégua nos volumes do Paraná e em Santa Catarina, mas mantém a condição de umidade para o Rio Grande do Sul, que deve registrar chuva de até 30mm em algumas áreas do estado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas, segundo o Cosmo: 

 

Cosmo - 12102021
Fonte: Inmet

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário