HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Mais uma semana com chuvas volumosas no centro-norte do Brasil

Publicado em 08/11/2021 10:18 e atualizado em 08/11/2021 10:52
Climatempo destaca ainda que formação de nuvens carregadas deixa boa parte do país em estado de alerta

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mais uma vez a semana será marcada por chuvas no centro-norte do país.

De acordo com o modelo norte-americano, entre os dias 8 e 16 de novembro, são esperados acumulados entre 100mm e 125mm no Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Matopiba. Os volumes mais expressivos estão previstos para áreas do Tocantins neste período. 

Já na região Sul do Brasil, o NOAA mantém a previsão de pouca chuva para os próximos sete dias. O mapa mostra apenas condição de umidade na faixa oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 40mm e 50mm. 

A partir do dia 16 de novembro, há tendência de mudança nas precipitações. Entre os dias 16 e 24 de novembro, o NOAA prevê o retorno das chuvas na região Sul do Brasil, com precipitação de até 100mm em áreas do três estados. 

Também para esse período, o NOAA diminui os volumes de chuva no Centro-Norte do Brasil, mas ainda assim mantém a condição de umidade. Neste período, os volumes mais expressivos são esperados entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás e também em áreas da Bahia. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA

Próximas 24 horas 

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a segunda-feira (8) é de alerta para temporais em grande parte do país. A consultoria destaca que áreas de instabilidade associadas à circulação dos ventos e um sistema de baixa pressão atmosférica segue influenciando a formação de nuvens carregadas na metade norte do país. Já no Sudeste, uma frente fria avança e aumenta as condições de chuvas nos quatro estados da região. 

"O dia será marcado por tempo instável e chuva a qualquer hora especialmente em áreas do centro-oeste e sul da Bahia, sul do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e na metade norte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte", afirma a previsão. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica acumulados entre 20mm e 40mm em áreas do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Bahia. Em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o modelo também mostra condição para chuvas, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

GIF 08-11-2021 10-26-12
Fonte: Inmet

 Fazenda Buriti do grupo Via Fértil em Sapezal (MT). Envio do Gerente Administrativo Rodolfo D Farias.
Fazenda Buriti do grupo Via Fértil em Sapezal (MT). Envio do Gerente Administrativo Rodolfo D Farias
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário