HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Boletim agrometeorológico do IDR-Paraná de novembro mostra clima mais seco na maior parte do Estado

Publicado em 03/12/2021 15:42

Um clima mais seco, interrompido no mês de outubro, retornou ao Paraná em novembro (Figura 1). Em alguns locais da região Noroeste e Campos Gerais, por exemplo, a precipitação total registrada em novembro ficou abaixo de 50 mm.

precipitações paraná novembro idr

Em praticamente todo o Estado as precipitações ficaram abaixo da média histórica, principalmente no oeste paranaense (Figura 2). Em Guaíra, por exemplo, a média histórica é de 196,6 mm e choveu somente 32,6 mm, ficando 164 mm abaixo do esperado para o mês de novembro. Na média de todas as regiões, no mês de novembro chove 152 mm no Paraná (média histórica) e em novembro deste ano choveu apenas 69 mm.

desvio de precipitação paraná novembro idr

As chuvas registradas neste mês não foram suficientes para repor a água no solo em grande parte do Estado (Figura 3). As altas temperaturas, que provocam elevadas taxas de evaporação do solo, intensificaram o déficit hídrico, atingindo -70 mm no final do mês em algumas regiões. Somente o Litoral e o Norte Pioneiro encerraram novembro com disponibilidade hídrica positiva no solo.

defict e excesso chuva paraná novembro 21 idr

Em decorrência da pouca precipitação, em novembro as temperaturas foram elevadas, com valores acima das médias históricas em todo o Estado. A Figura 4 apresenta a diferença entre a temperatura máxima histórica para o mês de novembro e a máxima em novembro/2021. Observa-se que a média das temperaturas máximas no Paraná foi 1,5 oC acima do esperado. Em Cândido Abreu, por exemplo, a média histórica das temperaturas máximas de novembro é de 29,2 oC e em novembro de 2021 registrou 32,7 oC, permanecendo 3,5 oC acima do esperado para o mês. 

desvio temperatura parana novembro 21 idr

 Quanto ao efeito do clima nas culturas agrícolas, apesar não terem ocorrido precipitações em quantidades satisfatórias no Paraná, a boa distribuição das chuvas ao longo do mês (Figura 5) favoreceu a agricultura, principalmente em solos bem manejados. Salienta-se que o cultivo e incorporação de plantas de cobertura em sistema de plantio direto melhoram os atributos físicos e químicos do solo, favorece o aumento de infiltração e armazenamento da água, aprofunda as raízes da cultura, reduz a temperatura e a evaporação do solo e mantém a água disponível para as plantas em períodos de estiagens fracas e moderadas. 

precipitação diaria parana novembro 21 idr

Soja/Milho/Feijão
A semeadura da soja, milho e feijão no Paraná foi finalizada, de acordo com a SEAB/DERAL. De modo geral as culturas apresentaram um bom desenvolvimento no mês de novembro. Em alguns períodos e locais pontuais, com déficit hídrico intenso, o desenvolvimento foi prejudicado. No caso do feijão, as temperaturas elevadas também afetaram a cultura em algumas áreas do Estado.

Arroz
A safra 21/22 do arroz no Paraná foi totalmente implantada, de acordo com a SEAB/DERAL, e apresentou um bom desenvolvimento inicial em novembro. 

Trigo/Cevada
A colheita do trigo e cevada foi concluída. A produtividade e a qualidade foram inferiores às estimadas inicialmente, devido às estiagens, geadas e chuva na colheita. 

Hortaliças
De modo geral as hortaliças tiveram um bom desenvolvimento. 

Frutíferas
As condições de desenvolvimento das frutíferas no Paraná foram satisfatórias no mês de novembro.

Batata/Cebola
Lavouras de batatas e cebolas se desenvolveram satisfatoriamente.

Pastagens 
As pastagens apresentaram um bom desenvolvimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IDR-Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário