HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Pacote completo: Alerta laranja para tempestade com rajada de vento, trovoadas e risco de granizo no BR Central

Publicado em 16/12/2021 10:49 5107 exibições
Segundo meteorologista, canal de umidade favorece formação de nuvens e padrão deve permanecer nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

A quarta-feira (16) será mais um dia marcado por chuvas volumosas na região Central do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas em toda área, e de acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, o sistema chega com pacote completo: em forma de tempestade, rajada de ventos, trovoadas e pontuais queda de granizo. 

"Esse é o panorama que vamos continuar observando nos próximos. Essa combinação de calor mais a umidade que está chegando favorece essas chuvas mais intensas em toda essa área e também em áreas do Norte do Brasil", acrescenta Heráclio. 

O alerta laranja, publicado na página oficial do Inmet, destaca chuvas entre 30mm e 60mm nas próximas 24 horas, com risco de alagamentos, deslizamentos e risco de transbordamento de rios. O aviso é válido no centro-norte de São Paulo, norte do Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, sul do Mato Grosso e sul de Goiás. 

Além dessas áreas, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no Tocantins, com destaque para o norte do estado que pode ter chuvas pontuais acima de 60mm nas próximas 24 horas. Ainda no Matopiba, também chove no extremo oeste da Bahia, no oeste do Piauí e no Maranhão, porém com volumes mais baixos. 

A região Sul do Brasil volta a ficar em alerta para tempo muito seco, aumentando as preocupações dos produtores para a safra de Verão. Confirmando as previsões anteriores, as chuvas dos últimos dias apresentaram irregularidades e volumes mais baixos do que o esperado. Segundo Heráclio, a condição volta a ser de tempo muito seco nos três estados. O modelo Cosmo prevê a chance de chuva para Santa Catarina e no Paraná a partir do dia 23, mas para o Rio Grande do Sul a tendência continuará sendo de tempo estável. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 
 

GIF 16-12-2021 10-50-50
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também prevê os maiores volumes de chuvas para o Centro-Norte do Brasil nos próximos 15 dias. 

No período entre 16 e 24 de dezembro, segundo o NOAA, há condição para muita chuva no Centro-Oeste e áreas do Matopiba, onde os acumulados devem ficar entre 80mm e 100mm. Também neste período, são previstas chuvas no Sudeste, com precipitação entre 40mm e 90mm.
 
Para o Sul do Brasil, o NOAA prevê acumulado de até 30mm nos próximos sete dias nos três estados. A faixa oeste e o extremo sul do Rio Grande do Sul, no entanto, têm previsão de tempo seco. 

Entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, o NOAA mostra chuvas ainda mais intensas em áreas do Matopiba, com acumulados que podem ultrapassar os 100mm no período. 

O NOAA mantém ainda a condição de chuva no Centro-Oeste e Sudeste, além de prever o retorno da umidade para parte do Sul do Brasil. Santa Catarina e Paraná podem ter acumulados entre 50mm e 60mm, mas o Rio Grande do Sul deve permanecer com tempo muito seco. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

 

NOAA 16122021
Fonte: NOAA 

 

 Efeitos da estiagem severa na soja. Envio feito por Edirlei Dalke - Santa Rita (PY)
Efeitos da estiagem severa na soja. Envio feito por Edirlei Dalke - Santa Rita (PY)

Efeitos da estiagem severa na soja. Envio feito por Edirlei Dalke - Santa Rita (PY)
Efeitos da estiagem severa na soja. Envio feito por Edirlei Dalke - Santa Rita (PY)

Efeitos da estiagem severa na soja. Envio feito por Edirlei Dalke - Santa Rita (PY)
Efeitos da estiagem severa na soja. Envio feito por Edirlei Dalke - Santa Rita (PY)

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário