ONS eleva previsão de chuvas e nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou suas projeções de chuvas em dezembro para hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, onde estão as maiores usinas do país, e também a expectativa quanto ao nível dos reservatórios, apontou o boletim semanal do órgão nesta sexta-feira.
As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas equivalentes a 86% da média histórica de dezembro na nova estimativa do ONS, ante 78% na previsão anterior.
Já os reservatórios nessas regiões devem atingir 24,7% de sua capacidade até o fim do mês, versus projeção anterior de 22,6%.
O ONS previu ainda que as hidrelétricas no Nordeste receberão chuvas equivalentes a 90% da média histórica de dezembro, ante 82% na previsão anterior.
Já as hidrelétricas no Sul, região cuja a agricultura vem sendo afetada pela falta de chuvas, receberão precipitações equivalentes a 30% da média histórica do mês, ante 32% na previsão anterior.
Já no que diz respeito à carga de energia, o ONS vê agora uma estabilidade ante dezembro ao ano passado (+0,1%), ante queda de 0,6% na previsão da semana anterior.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026