HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Chuvas aliviam, mas não há indicativo de mudança nos padrões para o Sul do BR no médio prazo

Publicado em 04/01/2022 11:15 e atualizado em 04/01/2022 14:54
Importantes regiões produtoras já decretaram estado de emergência; chuvas continuam no centro-norte do país

Logotipo Notícias Agrícolas

A falta de chuva no sul do Brasil, pelo segundo ano seguido traz severos impactos para a produção agrícola. Só nesta semana, reportaram os problemas com a estiagem os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O cenário é preocupante e de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas previstas para os próximos dias aliviam a sensação extrema de seca, mas dificilmente resolvem todos os problemas. 

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que os modelos continuam prevendo chuvas para parte Sul do Brasil, mas que com a atuação do fenômeno climático La Niña, as precipitações continuam irregulares, sem sinal de melhora no médio prazo. "Enquanto a La Niña estiver atuante continuará assim, com chuvas irregulares e com os maiores volumes previstos na faixa leste da região Sul", acrescenta. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, há pelo menos 30 dias não chove com volumes expressivos nos três estados da região Sul e também no Mato Grosso do Sul, que decretou na manhã desta terça-feira (4) nos 79 municípios do estado. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 90 dias: 
 

30 dias
Fonte: Inmet

Para os próximos dias, áreas de instabilidade continuarão influenciando a formação de nuvens carregadas na região. Com relação aos volumes, o extremo sul do Rio Grande do Sul tem previsão de até 40mm nas próximas 24 horas. As demais áreas, assim como Santa Catarina e Paraná também têm previsão de chuva, porém com volumes mais baixos. 

O modelo mostra ainda que a tendência é que o sistema passe rápido pela região, avançando com volumes mais expressivos em áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira, dia 6. 

+ Governador de MS anuncia decreto de situação de emergência nas 79 cidades em função da seca e estiagem

+ 138,8 mil propriedades rurais são atingidas pela estiagem no RS

+ Clima dificulta avanço na semeadura da soja que chega a 93% no RS

Se no Sul do Brasil a falta de chuva, no centro-norte do Brasil as atenções estão voltadas para o excesso nas precipitações, condição também considerada característica clássica do La Niña. Nas últimas semanas, o volume de chuva foi bem acima da média esperada para várias cidades do Norte e Nordeste do Brasil e a tendência é que continue chovendo em boa parte da área. 

A prefeitura de Teresina/PI decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil municipal, 17 mil pessoas vivem em áreas onde a elevação do nível dos rios Parnaíba e Poti ameaça provocar alagamentos, de acordo com informações publicadas pela Agência Brasil. 

Teresina - Cheias Janeiro 2022
De acordo com boletim enviado pela CPRM nesta segunda-feira, o nível do Rio Parnaíba, em Floriano, está acima da cota de alerta para a capital
Fonte: Agência Brasil

Para as próximas horas continuam previstas chuvas entre 20mm e 40mm no Piauí e também nas demais áreas do Matopiba. Na divisa entre Maranhão e Tocantins há previsão de precipitação acima dos 70mm entre esta terça e quarta-feira (5). Também continua chovendo no Centro-Oeste do Brasil, com destaque para Goiás que deve receber os maiores volumes. No Mato Grosso, o excesso de umidade pode atrapalhar o avanço da colheita da soja. 

Já no Sudeste, há previsão de chuva em todos os estados da região. São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro devem receber chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 04-01-2022 11-22-05
Fonte: Inmet

Café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa
Café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa

c
Café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa

Café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa
Café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário