HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet mantém alerta vermelho na Zona da Mata e região metropolitana de BH, além de prever muita chuva em GO e Matopiba

Publicado em 10/01/2022 10:38 e atualizado em 10/01/2022 11:10
Há quatro dias registrando chuva sem pausa, acumulados já ultrapassaram os 400mm em algumas áreas de Minas Gerais

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém estado de alerta para chuvas intensas em todo Brasil Central e no Matopiba, o excesso de chuva nos últimos quatro dias trouxe problemas nas áreas de produção agrícola e também nos centros urbanos dos estados. Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a condição mais crítica continua sendo na região metropolitana de Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira. 

Há quatro dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece chuvas intensas na região central do país, assim como no Matopiba. Os danos na produção ainda estão sendo levantados, mas agricultores já relatam problemas nas áreas de grãos e também de café. Em algumas áreas de Minas Gerais os acumulados já ultrapassaram os 400mm, segundo dados do Inmet. 

O Instituto mantém cenário de alerta vermelho em Minas Gerais, válido pelas próximas 24 horas. A tendência é que continue chovendo no estado até, pelo menos, quarta-feira (12) quando as chuvas devem começar a perder força. "Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial no site do Inmet. 

No Centro-Oeste, o cenário mais crítico é em Goiás. Chove em todas as áreas do estado e algumas regiões podem ter acumulados acima de 60mm entre esta segunda e terça-feira (11). A partir de amanhã, a tendência é de aumento das precipitações e o sul de Goiás pode ter acumulados de 70mm, aumentando ainda mais a tensão na região. 

Veja vídeo registrado em Goiás no final de semana:

Ainda no Centro-Oeste, também continua chovendo no Mato Grosso. Há algumas semanas, produtores já relatavam que o excesso de umidade poderia atrapalhar a colheita da soja no maior estado produtor de soja do país. Há condição para chuva em toda área, com destaque para o centro-sul do estado que devem receber os maiores volumes, entre 30mm e 40mm nesta segunda-feira (10). 

Para o Matopiba, o modelo Cosmo do Inmet indica que as chuvas mais expressivas são esperadas para o oeste da Bahia e sul do Tocantins. As duas áreas têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas horas. Chove também no Maranhão e em pontos isolados do Piauí, porém com volumes mais baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 10-01-2022 10-41-46
Fonte: Inmet


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário