HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas perdem força só na 6ª no Brasil Central; Calorão começa hoje no Sul do Brasil

Publicado em 11/01/2022 10:54 e atualizado em 11/01/2022 11:49
Inmet mantém alerta laranja para chuvas intensas em MG, RJ, GO, MT, TO e PA nesta terça-feira

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a terça-feira (11) será mais um dia de chuvas na região do Brasil. As condições continuam sendo de alerta, apesar dos modelos apresentarem uma diminuição nos volumes a partir de hoje. Também nesta terça-feira, o calor vai passar a ser mais intenso no Sul do Brasil.

O Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas válido pelas 24 horas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, áreas do Mato Grosso, Tocantins e Pará. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial publicada no site do Inmet.

Os últimos foram marcados por muita chuva nessas áreas, sobretudo em Minas Gerais e apesar do modelo mostrar certa diminuição nos volumes, com o excesso de água, o cenário continua sendo de alerta em toda área. Desde o final de semana Minas Gerais está em estado de alerta e o estado sofre com problemas no campo, infraestrutura e na área urbana. No Centro-Oeste, o excesso de chuva pode trazer problemas para a safra de soja. 

A tendência é que continue chovendo nos próximos dias e só na sexta-feira (14), a trégua deverá ser mais significativa em toda área, segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet. As condições de chuva também continuam para áreas do Matopiba, mas ainda com volumes mais baixos em todos os estados. O modelo Cosmo prevê o aumento das precipitações nessa área a partir de amanhã, dia 12, sobretudo no Piauí e no Maranhão. 


Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 11-01-2022 10-56-09
emFonte: Inmet 

Temperaturas começam a subir hoje no Sul do Brasil 
 

A partir desta terça-feira (11) a massa de ar seco e quente, que impede o avanço das chuvas para o Sul do Brasil, deve começar a ganhar intensidade e elevar as temperaturas no Rio Grande do Sul. O Inmet mantém o alerta de onda de calor no estado e as temperaturas elevadas, na casa dos 40ºC, devem persistir até o final de semana. "Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias", afirma a publicação do Instituto. 

Leia mais:

As condições de calor intenso estão sendo apontadas por vários modelos meteorológicos. A previsão de temperatura do Inmet sinaliza que o cenário mais crítico é para a faixa oeste do Rio Grande do Sul. Nos períodos mais quentes do dia, as temperaturas máximas podem ultrapassar a casa dos 39 graus nos próximos dias. 

Já o modelo GFS prevê que o calor mais intenso será observado a partir de sexta-feira, quando as temperaturas podem bater nos 41ºC no sul do Rio Grande do Sul. O modelo em questão mostra ainda que a tendência é de temperaturas ainda mais elevadas até, pelo menos, o início da semana, prevê ainda o avanço do calor também em outras áreas do estado gaúcho, com máxima de 41ºC no domingo e temperatura na casa dos 42 graus no norte do Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira. 

Veja nos mapas abaixo as previsões de temperatura para os próximos dias: 
 

GIF 11-01-2022 11-06-13temp
Fonte: Inmet
gfs_T2m_samer_fh24-96
Fonte: GFS

 Soja sofrendo com a falta de umidade. Envio feito por Jeancarlo Debona - Muitos Capões (RS)
Soja sofrendo com a falta de umidade. Envio feito por Jeancarlo Debona - Muitos Capões (RS)

Soja sofrendo com a falta de umidade. Envio feito por Jeancarlo Debona - Muitos Capões (RS)
Soja sofrendo com a falta de umidade. Envio feito por Jeancarlo Debona - Muitos Capões (RS)

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário