HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA indica que última semana de janeiro pode ter boas chuvas em grande parte do Brasil

Publicado em 19/01/2022 11:05 e atualizado em 19/01/2022 11:38 7941 exibições
Nas próximas 24 horas, condição continua sendo de calor intenso e tempestades em várias áreas do país

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com a atualização de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (19) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a última semana de janeiro deve trazer bons volumes de chuva para boa parte do Brasil, inclusive para a região Sul que vem sofrendo bastante com a seca prolongada e com as elevadas temperaturas dos últimos dias. 

Segundo o modelo norte-americano, entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro, as chuvas podem atingir toda a região Sul do Brasil, com destaque que algumas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que podem receber acumulados entre 80mm e 90mm no período. O modelo mostra ainda o avanço da umidade também no Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos e de forma ainda mais irregular. 

Neste período, também é previsto chuva para o Brasil Central. O modelo de previsão estendida mostra condições favoráveis em todas as áreas, destacando o norte do Mato Grosso que deve receber os maiores volumes no período. 

No Matopiba, a tendência é de chuva mais significativa no Maranhão, com precipitação prevista entre 90mm e 100mm. Também há condição para chuva nas demais áreas da região, porém com volumes mais baixos. 

Até lá, as condições continuam sendo de pancadas de chuvas apresentando irregularidade e com volumes mais expressivos no norte do país. Entre os dias 19 e 27 de janeiro, o NOAA mostra ainda previsão de chuva em Minas Gerais, com precipitação entre 40mm e 60mm no período. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na previsão desta quarta-feira (18), válido em toda a região central do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 19012022
Fonte: NOAA 

A consultoria Climatempo alerta para fortes temporais no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira nas próximas 24 horas. "Estão previstos fortes temporais que vão ocorrer entre à tarde e à noite, depois de um dia marcado por sol e calor. As pancadas de chuva vem acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de até 50km/h. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo", afirma a previsão. 

O Inmet mantém ainda nesta quarta, o aviso de alerta laranja para onda intensa de calor na região Sul do Brasil. Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a área com temperaturas elevadas já diminuiu, mas a faixa oeste da região terá mais um dia de calor intenso, segundo o especialista, as temperaturas máximas podem bater a casa dos 42 graus. 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário