HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

MetSul: Após 15 dias com temperatura acima dos 40ºC, alívio para o calor chega nesta semana

Publicado em 24/01/2022 10:42 e atualizado em 24/01/2022 12:35
Entrada de frente fria vai favorecer formação de nuvens carregadas e chuva deve avançar também para Santa Catarina e Paraná

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes da consultoria MetSul indicam que a onda de calor deve começar a perder força nos próximos dias no Sul do Brasil. Há duas semanas as temperaturas estão acima da média, aumentando as preocupações com a produção agrícola em toda área. Segundo Estael Sias, meteorologista da MetSul, a onda de calor observada em janeiro de 2021 já é considerada histórica e o declínio na temperatura vai acontecer com a chegada de uma frente fria e posteriormente com a entrada de uma massa de ar frio no Sul do Brasil. 

As chuvas começam a chegar entre esta segunda e terça-feira (25) no Rio Grande do Sul e segundo a especialista, o modelo de previsão climática canadense prevê bons volumes de chuva nos próximos sete dias, com destaque para Santa Catarina e Paraná, que podem ter acumulados entre 75mm e 100mm no período. 

Veja o mapa de previsão canadense com a previsão para os próximos dias: 

 

Modelo Canadense

 

A Metsul alerta que o Rio Grande do Sul pode chegar a 15 dias com temperatura máxima acima dos 40 graus, já que o calor intenso deve continuar neste início de semana. Entre quarta e quinta-feira a massa de ar frio deve avançar pelo estado, favorecendo então o declínio nas temperaturas máximas. 

"Na quinta-feira, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e chega aos estados catarinense e paranaense com aumento de nuvens e chuva. Ao mesmo tempo, massa de ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho com sua parte mais intensa sobre o Atlântico trazendo notável queda de temperatura. É o que explica que muitas cidades devam registrar máximas ao redor ou acima de 40ºC na tarde de quarta para 24 horas, terem 27ºC e 28ºC no mesmo horário", afirma a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

 

temperaturas


 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas, também sinaliza a chegada das chuvas no Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm no sul do Rio Grande do Sul. 

O modelo mostra ainda que na quinta-feira, dia 27, a chuva vai ganhar intensidade no estado gaúcho, com acumulados entre 60mm e 70mm. Devido as altas temperaturas dos últimos dias, a chuva deve chegar com intensidade, ventania e até queda de granizo em algumas áreas. Também na quinta-feira, o modelo mostra o avanço da chuva para Santa Catarina, com precipitação entre 20mm e 30mm, e posteriomente chegando no Paraná. 

Nas demais áreas do país, continua chovendo em pontos da região Centro-Norte. As chuvas continuam acontecendo de maneira isolada e em forma de pancada. Os maiores acumulados são previstos para o Tocantins, entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

GIF 24-01-2022 10-59-18
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Essa bolota de calor está exatamente sobre a área onde houve um enfraquecimento do campo magnético terrestre----Intrigante,,,, vai adivinhar

    7
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      HAARP

      1