HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mês começa com a La Niña perdendo força, mas MetSul alerta que irregularidade da chuva deve persistir até o outono

Publicado em 01/02/2022 15:42
Segundo a consultoria, até lá chuvas trazem alívio pontual e apenas o norte do RS pode se beneficiar

Logotipo Notícias Agrícolas
 

Segundo atualização divulgada pela consultoria MetSul, o mês de fevereiro começou com o fenômeno La Niña em processo de enfraquecimento no Oceano Pacífico Equatorial. Pelo segundo ano consecutivo o evento climático alterou o regime de chuvas no Brasil, trazendo muitos problemas nas áreas de produção agrícola. E segundo a consultoria, o fenômeno começa a perder força, mas as chuvas irregulares continuam pelo menos até outubro no Rio Grando do Sul. 

A meteorologista Estal Sias explica que o pico do La Niña foi registrado em dezembro e nos primeiros dias de 2022. "Mas, desde então, o resfriamento das águas na faixa equatorial do oceano perdeu força", afirma. 

Ainda de acordo com a especialista, mesmo com o fenômeno perdendo força, as chuvas continuarão irregulares no Rio Grande do Sul. "A precipitação pode trazer até alívio em algumas áreas agora em fevereiro, especialmente na metade norte, mas o quadro está longe de se normalizar", acrescenta. 

A última atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) projeta 67$ de chances do La Niña continuar no Outono, entre março e maio no Brasil e posteriormente seguindo para fase de transição, com 51% de chance entre abril e junho. "Com isso muitas cidades devem se ressentir de chuva mais abundante até a próxima estação e as consequências da estiagem ainda serão sentidas por longo período", finaliza. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário