HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com alerta vermelho para muita chuva no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Publicado em 07/02/2022 10:43 e atualizado em 07/02/2022 11:14
No Sul, massa de ar seco segue impedindo avanço da umidade e não há previsão de chuva nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e vermelho para chuvas intensas na região Central do país. Com as chuvas dos últimos dias, a região Sudeste do Brasil tem o cenário mais preocupante e a situação monitorada nesta segunda-feira (7). 

Áreas norte de São Paulo e sul de Minas Gerais devem receber os maiores volumes nas próximas 24 horas. O Inmet alerta para chuvas entre 30mm e 60mm ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h. "Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

Em áreas da divisa entre Minas Gerais e Goiás, o cenário também é de preocupação com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", destaca o Inmet.

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que a frente fria que estava em atuação no Sul do Brasil começou a avançar para o Sudeste, aumentando as áreas de instabilidade em toda região. Os modelos mostram a configuração de um novo canal de umidade que deve favorecer a formação de nuvens carregadas em todos os estados entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Com relação aos volumes, a tendência é de chuvas significativas em Goiás, Mato Grosso e Tocantins com precipitação entre 20mm e 30mm. A tendência é que continue chovendo em toda essa área nos próximos dias, o que pode trazer problemas no avanço da colheita da soja. 

"Em alguns pontos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás, os volumes podem se aproximar de 300 a 400mm. A Climatempo alerta para o alto risco de enchentes, deslizamentos de terra e transbordamento de rios córregos", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Já para o Sul do Brasil, as previsões continuam indicando tempo muito sem seco e sem chance de chuvas nos próximos dias. De acordo com Heráclio, uma massa de ar seco continua impedindo o avanço da umidade e apenas o extremo norte do Paraná pode receber alguma chuva neste início de semana, mas de forma muito pontual e sem volumes expressivos. "Também chove em pequenas áreas de Santa Catarina, em parte do norte gaúcho e do litoral do estado, mas em geral, não há previsão de volumes expressivo", acrescenta a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 07-02-2022 10-46-39
Fonte: Inmet 

Milho com alta infestação de cigarrinha em Assis Chateaubriand (PR). Enviado por Marcelo Rodrigues de Oliveira
Milho com alta infestação de cigarrinha em Assis Chateaubriand (PR). Enviado por Marcelo Rodrigues de Oliveira

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário