Terça-feira ainda com muita chuva no Centro-Oeste e Sudeste; tempo seco e baixa umidade no Sul

Publicado em 08/02/2022 10:41
Modelos continuam indicando que estiagem no Sul deve continuar nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (8) será marcado pela continuição das chuvas no Centro-Norte do Brasil e tempo muito seco com baixa umidade relativa do ar na região Sul do país. 

A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a formação de nuvens carregadas entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, deixando parte da área em estado de alerta. Só em 2022 é a quarta vez que o Brasil tem a formação da ZCAS e as chuvas intensas e contínua já resultaram em estragos também nos centros urbanos. 

Para algumas culturas como por exemplo, para o café e para cana-de-açúcar as precipitações são positivas após longo período de estiagem. Por outro lado, o excesso de umidade pode trazer problemas no avanço da colheita da soja e avanço do plantio do milho safrinha. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 50mm em Minas Gerais. Apenas o norte mineiro não deve ter chuvas tão expressivas, mas pode registrar pancadas no final da tarde. Em São Paulo, os volumes reduzem e o modelo mostra condição para chuva no extremo norte paulista. 

Já no Centro-Oeste, continua chovendo em Goiás e no Mato Grosso. Os dois estados têm previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. A tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos dias. 

Segundo a consultoria Climatempo, o mês de fevereiro promete fechar com volumes de chuva acima da média em muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. "Um dos fatores que vai auxiliar no aumento da chuva é justamente situações como essa, em que um grande corredor de umidade provoca chuva frequente e volumosa por várias áreas do Brasil", acrescenta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 08-02-2022 10-42-49
Fonte: Inmet

 

Enquanto as chuvas persistem na faixa Centro-Norte do Brasil, o modelo de previsão estendida mantém o cenário de tempo muito seco no Centro-Sul do Brasil. De acordo com o Inmet, as temperaturas devem subir nos próximos dias e a tendência é de baixa umidade relativa do ar, principalmente no Rio Grande do Sul. 

O modelo de previsão estendida, divulgado nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), entre os dias 8 e de 16 de fevereiro, não há previsão de precipitação em toda área. Durante este período, o NOAA também prevê chuvas apenas no centro-norte do Brasil. 

O cenário deve mudar apenas a partir do dia 16 de fevererio. O NOAA mostra o retorno da umidade nos tres estados, com destaques para áreas do Rio Grande do Sul onde os mapas indicam precipitação de até 100mm entre o dia 16 e 24 de fevereiro. O modelo mostra ainda a condição de chuva em Santa Catarina e no Paraná, além de manter a condição de chuva para Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 0802
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário