HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Choque entre ar quente e ar frio favorece mais instabilidade no Brasil Central; RJ continua na rota da chuva

Publicado em 16/02/2022 10:34
Segundo Inmet, volumes caem no RJ, mas cenário continua sendo de alerta com solo muito úmido

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a chuva não dá trégua no Sudeste do Brasil. O estado do Rio de Janeiro tem o cenário mais crítico e até as 10h26 (horário de Brasília), o município de Petrópolis contabilizava 38 óbitos provocados pela excesso de chuva. A condição continua sendo de alerta no estado, e segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado continua na rota das chuvas, assim como Minas Gerais e Espírito Santo. 

Olívio explica que a entrada de uma massa de ar mais frio na região, em choque com as elevadas temperaturas dos últimos dias, é o que vai continuar favorecendo as pancadas de chuva. No Rio de Janeiro, o meteorologista afirma que a tendência não é de chuva contínua, mas sim de pancadas de chuvas. Os modelos mostravam volumes mais baixos de chuva, mas o cenário é de alerta devido ao solo da região já estar úmido. 

bombeiros_monitoram_chuvas_no_rj
Bombeiros monitorando chuvas em Petrópolis
Petropolis 1602 - Agencia Brasil
Petrópolis 16/02/2022
Fotos: Agência Brasil

Ainda no Sudeste, continua chovendo em boa parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O modelo Cosmo do Inmet prevê precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. O modelo também sinaliza áreas de instabilidade no extremo norte de São Paulo, mas as chuvas devem manter as características típicas da estação, ou seja, de forma muito irregular e em pancadas. 

As previsões continuam indicando bastante chuva para o Matopiba. O modelo prevê os maiores acumulados de chuva no Tocantins, com acumulado entre entre 50mm e 70mm nesta quarta-feira (16). Também chove no Maranhão, com volume entre 20mm e 40mm. Piauí e Bahia têm previsão de chuva com acumulados de até 20mm. 

As áreas de instabilidade continuam favorecendo as chuvas no Centro-Oeste e entre esta quarta e quinta-feira (17), os maiores acumulados são previstos para o norte de Goiás, entre 20mm e 30mm. Para as demais áreas do Brasil, Olívio afirma que não há previsão de mudanças nas condições do tempo, que continua muito seco e com temperaturas elevadas, na casa dos 40ºC na faixa oeste da região Sul do Brasil. 
 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

16022022
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário