HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Formação de novas ZCAS vai manter áreas de instabilidade no Centro-Norte do Brasil

Publicado em 17/02/2022 11:18
Na região Sul continua sendo de tempo muito seco nesta quinta-feira (17)

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai continuar influenciando a formação de nuvens carregadas em boa parte do Brasil. A consultoria destaca que continua chovendo nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil nesta quinta-feira (17). 

Chove nessa área do Brasil desde o começo da semana, enquanto o centro-sul permanece com tempo muito seco e temperaturas elevadas. "O tempo fica ainda mais instável nesta quinta-feira. A maioria das áreas da regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste têm um dia com muita nebolusidade e pancadas de chuva frequentes que podem ser fortes e vir com raios", afirma a consultoria. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém a previsão de acumulados mais expressivos em Minas Gerais, áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulado entre 16mm e 20mm nas próximas 24 horas.  No Centro-Oeste, continua chovendo em áreas de Goiás, Mato Grosso e em pontos isolados do Mato Grosso do Sul nas próximas horas. Já no Matopiba, as áreas de instabilidade favorecem os volumes mais expressivos no Piauí, enquanto as demais regiões têm precipitação com volumes mais baixos. A tendência é que os volumes ganhem intensidade nos próximos dias. 


Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

17022022
Fonte: Inmet 

 

A semana tem sido marcada por chuvas expressivas no Sudeste do Brasil, confirmando as previsões anteriores. De acordo com dados coletados na estação meteorológica do Inmet, os maiores volumes foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com acumulados de até 50mm em algumas áreas. 

Choveu bastante também no Matopiba, com destaque para o Tocantins, com acumulados de até 80mm na região centradl do estado. Nas demais áreas os volumes foram mais baixos. 

O mapa mostra ainda a permanência de tempo muito seco no Centro-Sul do Brasil. Foram registradas apenas chuvas pontuais no extremo norte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, com acumulado de até 20mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos dias: 

 

CLIMA
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário