HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet emite alertas de chuvas intensas para o Centro-Norte do Brasil nesta sexta-feira

Publicado em 01/04/2022 10:33 e atualizado em 01/04/2022 14:37
Intensidade da chuva pode trazer problemas e condição é mais crítica na faixa leste da região Sudeste

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço da frente fria para outras áreas do país deixa toda a região Central do Brasil em estado de alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira (1º). Confirmando as previsões anteriores, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja válido nas próximas 24 horas na área. 

No centro-norte do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, boa parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e oeste de Goiás o alerta é amarelo e para chuvas intensas no período. " Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e extremo sul do Espírito Santo a previsão é de chuvas ainda mais intensas, inclusive com alerta vermelho para o Rio de Janeiro, que pode voltar a ter transtornos nesta sexta-feira. " Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma o Inmet. 

Na região norte do país o alerta também é laranja para chuvas intensas no norte do Maranhão, Piauí e Ceará. Chove nessas áreas desde o início da semana e a precipitação pode chegar a 100mm, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo a previsão do Inmet.  
O modelo Cosmo do Inmet também prevê chuva significativa no norte do Tocantins, acom aumulado entre 20mm e 50mm nos próximos dias. 

Já para o Sul do Brasil, a trégua na chuva será rápida e volta a chover no Rio Grande do Sul já no próximo domingo, dia 3 de abril. O modelo Cosmo prevê precipitação entre 20mm e 50mm em todo o estado gaúcho. A tendência é de avanço do sistema também para Santa Catarina e Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

0104
Fonte: Inmet

Últimos cinco dias 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os últimos cinco dias foram marcados por chuvas expressivas no Maranhão, Piauí e Ceará. Os três estados registraram acumulados acima de 100mm no período. 

Nas demais áreas do país, como no Centro-Oeste e parte do Sudeste, os acumulados ficaram entre 20mm e 30mm. Entre o centro-norte de Minas Gerais e Bahia, o vórtice continuou impedindo o avanço da umidade, permanecendo o tempo seco. 

No Sul do Brasil, os volumes mais expressivos foram registrados no Rio Grande do Sul, entre 15mm e 20mm no período. Santa Catarina e Paraná registraram chuvas entre 15mm e 20mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

5 dias
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário