Semana começa com muita instabilidade no Sul e Climatempo alerta para formação de ciclone extratropical

Publicado em 02/05/2022 10:32 e atualizado em 02/05/2022 11:11
Para as demais áreas do país, não há previsão expressiva na previsão e condição continua sendo de tempo seco neste início de semana

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões mais recentes, a semana começou com bastante instabilidade para o Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas válido no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em algumas áreas do Paraná.  "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação na página oficial do Inmet. 

Veja as áreas em alerta laranja nesta segunda-feira (2): 

Alerta laranja - 020522
Fonte: Inmet


A tendência é que a frente fria continue influenciando as áreas de instabilidade nos três estados nos próximos dias, com destaque para o extremo norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina que podem ter precipitação acima de 125mm nos próximos dias. 

De acordo com a Climatempo, o cenário é de alerta já que os modelos indicam a possibilidade da formação de um ciclone extratropical entre o Sul do Brasil e o Paraguai.

"Esse sistema começa a se organizar na noite da segunda-feira (2), mas é a noite do dia 3 que o ciclone extratropical estará formado sobre áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na quarta-feira, 4 de maio, o ciclone extratropical se intensifica enquanto se desloca para o litoral de divisa entre esses estados", afirma a consultoria. 

Já para as demais regiões do país, não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo. A região central continua com tempo muito seco, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia. 

De acordo com o modelo de previsão de temperatura do Inmet, no Centro-Oeste as temperaturas máximas podem passar dos 32 graus nesta segunda-feira (2). No Sudeste, a faixa oeste de São Paulo deve registrar as maiores temperaturas, entre 32 e 34 graus. No Matopiba, a tendência também é de temperaturas elevadas, batendo a casa dos 34 graus em áreas dos quatro estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

GIF 02-05-2022 10-36-19
Fonte: Inmet 

Cana de Açucar em Sertãozinho (SP). Envio do Engenheiro Agrônomo Igor Cirilo e Produtor José Roberto Moré
Cana de Açucar em Sertãozinho (SP). Envio do Engenheiro Agrônomo Igor Cirilo e Produtor José Roberto Moré

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário