HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alerta no milho safrinha: Frio precoce e intenso pode atingir lavouras no PR, sul de SP e MS nos próximos dias

Publicado em 11/05/2022 10:49 e atualizado em 23/05/2022 11:05
Além do milho, Lazinski também comenta risco para áreas de café e laranja em São Paulo e Minas Gerais

Logotipo Notícias Agrícolas

Os modelos meteorológicos continuam indicando a entrada de um ar frio intenso no Brasil e as atenções do setor produtivo e dos especialistas em previsão do tempo seguem voltadas para o risco de geada em áreas de produção agrícola. O agrometeorologista Luiz Renato Lazinski explica que assim como aconteceu no ano passado, o frio antecipado é consequência do fenômeno La Niña que voltou a ter intensidade nas últimas semanas. 

O especialista alerta que o frio mais intenso deve chegar nas áreas agrícolas na semana que vem. "Esse frio é consequência do La Niña. Esta massa de ar frio é muito forte para época do ano, vai provocar geada em várias regiões de milho safrinha do Paraná, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai", explica Lazinski.

De acordo com o agrometerologista, a tendência é que esse frio tenha força para avançar além do Sul do Brasil, o que também traz risco para áreas de produção de café, laranja e hortaliças em áreas de São Paulo e também no sul de Minas Gerais. Os modelos mostram também o declínio nas temperaturas no Triângulo Mineiro e no sul de Goiás, mas nesta região, até o momento, o risco é de geada com menos intensidade e em áreas de baixada, mas destaca que é importante continuar acompanhando a atualização dos modelos nos próximos dias. 

De acordo com a rodada do modelo GFS, atualizada na manhã desta quarta-feira (11), o frio mais intenso deve começar atuar no Brasil entre os dias 15 e 16, provocando declínio de até 10ºC em algumas áreas, principalmente nos estados da região Sul. A tendência é no dia 19 o ar mais frio derrube as temperaturas também em São Paulo, Minas Gerais, centro-sul de Goiás e do Mato Grosso. 

Veja a tendência do frio nos próximos dias: 
 

gfs_T2ma_samer_fh24-198
Fonte: GFS

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ar mais frio já derruba as temperaturas no Centro-Sul do Brasil e a previsão é de geada em áreas da região Sul do Brasil. Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, afirma que geadas, ainda com intensidade fraca, são previstas para o Centro-Sul do Paraná, áreas de serras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além da Campanha Gaúcha.

O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê mínimas entre 6 e 8 graus nessas áreas. O Instituto emitiu ontem alerta para frio intenso na semana que vem. A publicação feita na página oficial destacou que entre os dias 17 e 23 as geadas poderão ser fortes em alguns pontos e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.

"Vale destacar que, por enquanto, há uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17/05, porém, para maiores detalhes e possíveis mudanças na previsão de ocorrência de tal fenômeno, recomenda-se acompanhar as próximas atualizações desta nota", afirma.

FIG-2-NOTA-FRIO-10-05
Tendência de risco de geada para às 9 horas (horário de Brasília) do dia 19/05/2022
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário