HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Massa de ar frio já entrou no Brasil e próxima madrugada pode ter geada ampla e moderada no PR

Publicado em 16/05/2022 10:56 e atualizado em 23/05/2022 11:15
SIMEPAR destaca risco de "geada negra" em várias áreas de produção agrícola; geada ampla no Centro-Sul do BR prevista para quinta

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua monitorando o frio intenso previsto para esta semana, e de acordo com Mamades Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio já entrou no Brasil, com chance de neve em áreas de serras em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul já na noite desta segunda-feira (16). 

Na próxima madrugada é previsto geada com intensidade entre fraca e moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. 

A tendência é que seja uma semana de temperaturas bem baixas em parte do país e que o frio intenso vá ganhando intensidade nos próximos dias. O Inmet mantém a condição de geada ampla atingindo o Centro-Sul do Brasil na próxima quinta-feira, dia 19. As condições elevam o risco de geadas em áreas do milho safrinha, café, hortifruti, cana-de-açúcar e também de laranja. 

"Na terça-feira uma massa de ar frio avança pela Região Sul. Resfriamento bastante expressivo e forte declínio das temperaturas no Paraná. Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do estado. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de "geada negra" entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura", alertou Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na manhã desta segunda-feira (16). 

Veja o mapa do Simepar com áreas em alerta para geadas: 

 

SIMEPAR 2

O frio antecipado vem chamando atenção de todo setor e a Climatempo destsaca que o mês de maior destaca as temperaturas baixas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. "Esta semana será uma situação excepcional. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Sul d e Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba devem registrar geada no fim desta semana", afirma a consultoria. 

Chama atenção ainda para mínimas abaixo de 0ºC em áreas de café no Sul de Minas Gerais e temperaturas entre 0ºC e 5ºC no interior de São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro e Distrito Federal. “De uma forma geral, milho safrinha, cana de açúcar, laranja, café e pastagens vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito mais danoso será sobre os hortifrutis”, destacou a previsão da consultoria com informações do agrometeorologista Celso Oliveira. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 
 

GIF 16-05-2022 11-05-31
Fonte: Inmet 

 

gfs_T2ma_samer_fh12-96
Fonte: GFS 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário