HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Nova rodada de chuva começa a chegar no Rio Grande do Sul, enquanto BR Central permanece muito seco

Publicado em 25/05/2022 10:31 e atualizado em 25/05/2022 11:05
Frente fria não deve ter força para avançar para as demais regiões do país, aponta modelos meteorológicos

Logotipo Notícias Agrícolas

Mantendo as previsões do retorno da umidade no Sul do Brasil, os modelos meteorológicos continuam indicando a entrada de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (25). Nas demais áreas do país, a condição continua sendo de tempo muito seco e a baixa umidade relativa do ar ajuda a inibir a formação de nuvens na área. 

"Mas nuvens carregadas crescem em várias áreas do litoral do Nordeste e ao longo desta quarta-feira podem provocar chuva forte em várias capitais. A Zona de Convergência Intertropical espalha outras nuvens carregadas no extremo norte do Brasil", complementa a Climatempo. 

A temperatura continua em elevação no centro-sul do país, mas ainda faz um pouco de frio na madrugada e no início da manhã no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Já a chegada da nova frente vai provocar pancadas de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. "A região de Porto Alegre e a faixa central e oeste do estado terão chuva só à noite. A fronteira com o Uruguai tem chuva a qualquer hora e que pode ser forte", afirma a previsão. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados entre 20mm e 30mm no oeste do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema avance para as demais áreas do estado gaúcho, com chuvas de até 50mm em algumas áreas nos próximos dias. O modelo mostra ainda que esse sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 25-05-2022 10-36-11
Fonte: Inmet 

 

O modelo de previsão estendida continua indicando chuvas em todo o Sul do Brasil nos próximos sete dias, de acordo com a atualização divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). 

No período entre 25 de maio e 2 de junho, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 40mm e 80mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O modelo mostra ainda a chance de chuva no extremo sul do Mato Grosso do Sul na próxima semana. 

Entre os dias 2 e 10 de junho, o NOAA reduz o volume de chuvas no Sul do Brasil, indicando condição de precipitação apenas na faixa leste do Rio Grande do Sul, além de manter condição de chuva com precipitação entre 35mm e 40mm em áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e extremo sul de São Paulo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: 
 

NOAAAAA
Fonte: NOAA

 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário