HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva intensa persiste no Paraná e Inmet emite alerta laranja para próximas 24 horas

Publicado em 01/06/2022 10:46 e atualizado em 01/06/2022 11:32
No Nordeste, chuva começa a perder intensidade, mas também continua em alerta amarelo

Logotipo Notícias Agrícolas

O mês de junho começou com alerta laranja para chuvas intensas no Paraná e em Santa Catarina nas próximas 24 horas. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), continua chovendo as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas na região. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca a publicação oficial na página do Inmet. O alerta também é válido para o extremo sul do Mato Grosso do Sul.  Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet mantém a tendência de muita chuva no Paraná, e se as previsões se confirmarem, o centro-sul do estado pode ter chuvas acima de 100mm até o final desta semana. 

"Esta quarta-feira é de chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Tem condições para geada no centro-sul do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada, na serra catarinense", complementa a consultoria Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas horas: 

 

Chuva Paraná 0106
Fonte: Inmet 

Nas demais regiões do país não há grandes mudanças nas condições do tempo. O sol e o tempo predominam em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste, e os modelos indicam condição para chuvas apenas no sul e leste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. 

Segundo a Climatempo, no Norte faz o sol predomina no sul de Rondônia e no Tocantins, exceto no norte deste estado onde ocorrem pancadas de chuva. As demais áreas  terão pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. 

No Nordeste, o Inmet mantém a faixa leste da região em alerta amarelo para perigo potencial após as chuvas dos últimos dias. A intensidade do sistema começa a diminuir, mas o Instituto ainda alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 01-06-2022 10-48-15
Fonte: Inmet

Últimos três dias 

Confirmando as previsões anteriores, os últimos três dias foram marcados por muita chuva na faixa leste do Nordeste e no Sul do país. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no Nordeste o acumulado ultrapassou os 100mm no período. 

Já na parte Sul, os volumes mais expressivos foram registrados no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-leste do Paraná, com acumulados entre 40mm e 60mm. Também choveu no sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo nos últimos três, com acumulados entre 20mm e 30mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos dias em todo Brasil: 

3 dias
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário