HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Inmet emite alerta para chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e costa do Nordeste

Publicado em 05/07/2022 11:05 e atualizado em 05/07/2022 11:50
Demais áreas do Brasil persistem com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas no Sul do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. De acordo com a publicação oficial, é esperada precipitação entre 20 e 30mm, com ventos intensos - entre 40 e 60km/h no período. 

De acordo com o modelo de previsão climática do Inmet, o Cosmo, o sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do país. E além da região Sul, apenas a costa do Nordeste tem previsão de chuva nas próximas 24 horas. 

O Inmet, inclusive, emitiu alerta para acumulado de chuva expressivo na área, também válido pelas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação válida para o Pernambuco e Alagoas. Áreas do Maranhão, Ceará e Paraíba têm alerta amarelo para chuvas intensas nesta terça-feira (5). 

Para as demais áreas do Brasil, continua prevalecendo as condições típicas do Inverno, com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, sobretudo na região Central do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 05-07-2022 11-06-16
Fonte: Inmet 

 
 

A atualização de modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta terça-feira (5), também mantém a condição para chuvas apenas na região Sul do Brasil. 

Entre os dias 5 e 13 de julho, o NOAA prevê chuva entre 40mm e 50mm em áreas do Rio Grande do Sul, mas sem avanço da instabilidade para Santa Catarina e Paraná. 

No período entre 13 e 21 de julho, o NOAA mostra a tendência da umidade para áreas de Santa Catarina e do Paraná, mas ainda com volumes baixos, entre 20mm e 25mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário