Geada forte atinge áreas de trigo e aveia no norte do Rio Grande do Sul

Publicado em 19/08/2022 10:17 e atualizado em 19/08/2022 13:33
Temperaturas chegaram a -2ºC e região precisa de tempo seco nos próximos dias para não ter problemas na produção

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, uma massa de ar frio derrubou as temperaturas e geada com intensidade forte atingiu áreas de produção agrícola no Rio Grande do Sul. 

De acordo com Mauro Costa Beber, na região de Condor, no norte do estado gaúcho, o termômetro chegou a bater -2ºC em áreas de trigo e aveia branca, atingindo de forma generalizada as lavouras da região. O produtor explica ainda que apesar da intensidade, a expectativa é que o frio intenso não resulte em danos para o trigo, em função da data de plantio. 

"A época de plantio foi em torno de 15 de junho e entre 1 a 5 de julho, que não fez nada a geada. No semeado mais cedo, acho que não trará dando porque ainda não soltou a espiga, acho que ainda não vai causar dano. Mas teremos que aguardar nos próximos dias porque bem no norte do estado teve uma chuva e como estava quente pode sim ter algum dano, mas a gente ainda não sabe", explica. 

Acrescenta ainda que a previsão de tempo firme para os próximos dias na região também deve colaborar para que não o trigo não sinta os impactos das baixas temperaturas de forma mais severa. "Talvez isso também ajude a minimizar um pouco os danos. O que pode ter prejudicado são as culturas como aveia branca, plantada no final de maio, são mais suscetíveis as geadas, temos que aguardar para ver os impactos", complementa. 

O produtor e consultor relembra ainda que em 2020, também sob influência de La Niña a região registrou geada parecida nas áreas de trigo e aveita. "A diferença é que aqui a última chuva tinha ocorrido no dia 14/08/2020 e depois só choveu no dia 06 de setembro, isso fez com que praticamente não causasse danos nas culturas. Este ano ela ocorreu com muita umidade no solo", complementa. 

Veja imagens enviadas ao Notícias Agrícolas: 
 

Geada no RS 190822 (2)
Geada no RS 190822 (7)
Geada no RS 190822 (5)

 

Geada no RS 190822 (4)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário