HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo confirma terceira primavera com La Niña e previsão de chuvas abaixo da média no Sul

Publicado em 20/09/2022 11:00
Tendência é que volume comece a ficar abaixo da média já a partir de outubro nos estados do Sul do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

A Climatempo confirmou que o produtor brasileiro passará pela terceira primavera consecutiva com fenômeno climático La Niña afetando o regime de chuvas e as temperaturas em importantes áreas de produção agrícola. A nova estação começa oficialmente no Brasil às 22h04 do próximo dia 22 de setembro. 

Em atualização divulgada na última segunda-feira (19), a consultoria afirmou que as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média normal, caracterizando o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña. 

As preocupações se voltam para a região Sul do Brasil, que deve sentir de forma mais severa os impactos das condições climáticas adversas. A tendência é que o volume de precipitação já fique abaixo da média no mês que vem no centro-oeste e sul do Paraná, planaltos norte e sul e serra de Santa Catarina, norte, centro e leste do Rio Grande do Sul; precipitação dentro a abaixo da média nas demais áreas da Região Sul.

A partir de novembro, a tendência é de volume de chuva um pouco abaixo da média e abaixo da média de forma generalizada no sul do Brasil, além dos modelos indicarem temperatura acima da média também em boa parte da área, sobretudo no centro-oeste do Rio Grande do Sul onde a temperatura máxima pode chamar atenção nos próximos meses. 

Veja os mapas de previsão para o Sul do Brasil: 
 

Sul 1
Sul 2
Sul 3


A Climatempo destacou ainda que no decorrer da próxima estação, acontece o aumento gradual da disponibilidade de umidade e calor, facilitando a formação de nuvens carregadas (cumulonimbus) e favoráveis para pancadas de chuva, com raios, eventual queda de granizo e fortes rajadas de ventos. 

"Estas pancadas de chuva ficam cada vez mais comuns nas tardes e noites da primavera no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil, voltando a ocorrer também em alguns locais do sul do Maranhão, sul do Piauí e do oeste da Bahia", afirma a consultoria. 

Para o Sudeste do Brasil, a tendência é que as frentes frias passem a avançar com mais frequência, mas os modelos indicam que a maioria deve avançar de forma oceânica com maior impacto nas áreas litorâneas. "Eventualmente alguma frente fria poderá influenciar áreas do Centro-Oeste facilitando a formação de áreas de chuva e aliviando o calor", afirma. 

A tradicional Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve ser mais frequente entre os meses de novembro e dezembro, quando algumas das frentes podem chegar até o litoral do Espírito Santo, ajudando a formar o corredor de umidade entre o Sudeste e Norte do Brasil. 

"Serão responsáveis por períodos prolongados de precipitações frequentes e até volumosas na porção centro e norte da Região Sudeste, na parte norte do Centro-Oeste, em áreas do Pará, do Tocantins e da Bahia", complementa. 

Veja a previsão da Climatempo para o Sudeste nos próximos três meses: 

Outubro: precipitação total ao fim do mês dentro a acima da média em quase todo o Sudeste; tendência de menos chuva do que o normal no ES, norte do RJ e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha; temperatura a acima da média na Região, de forma geral.

Sudeste 1

Novembro: volume de chuva um pouco acima da média no norte, litoral norte de SP e Vale do Paraíba em SP, centro-sul de MG, incluindo Zona da Mata, e sudoeste mineiro (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba), quase todo o estado do RJ; total de chuva acima da média no norte do RJ, no ES e centro-norte e leste de MG; tendência de menos chuva que o normal no oeste e sul de SP e de total de chuva próximo da média no centro, noroeste e centro-leste de SP, incluindo a Grande SP e Baixada Santista; temperatura dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste; média de temperatura próxima do normal no leste, sul, centro e oeste de SP.
 

Sudeste 2

Dezembro: chuva acima da média no em quase todo o ES, no leste, centro, norte e quase todo o oeste de MG; total de precipitação um pouco acima da média no fim do mês no sudoeste de MG (inclui Triângulo), no Sul de MG, Grande BH, Zona da Mata Mineira, sul do ES, estado do RJ, Vale do Paraíba, litoral norte e extremo norte de SP; chuva dentro da média no noroeste e centro-leste de SP (inclui Grande SP e Baixada Santista); volume de chuva um pouco abaixo do normal para o mês no centro, sul e oeste de SP; temperatura um pouco abaixo da média no leste de SP, no sul do RJ, sul de MG, centro, oeste e norte de MG; temperatura próxima do normal no restante da Região.
 

Sudeste 3

Veja a previsão da Climatempo para o Centro-Oeste nos próximos três meses: 

Outubro: volume de chuva acima da média no centro-sudeste de MT, leste de GO e DF; dentro a acima da média nas demais áreas de MT e de GO; dentro a abaixo da média no sul e leste do MS, dentro a acima da média nas demais áreas de MS; temperatura próximo da média na Região, de forma geral. 

Centro-Oeste 1

Novembro: o volume total de chuva neste mês deve ser um pouco acima da média normal em quase todas as áreas de MT, de GO e no extremo norte de MS; deve chover mais do que a média no norte e nordeste de GO, no DF e no extremo nordeste de MT; tendência de menos chuva que o normal no centro-sul e sudeste de MS; temperatura próxima da média na maioria das áreas de MT e de MS; temperatura um pouco abaixo da média no leste de MT, GO, no DF e no nordeste de MS; mais calor do que o normal no sul de MS. 

 

Centro-oeste 2

Dezembro: chuva dentro do normal no oeste de MT e na faixa centro-oeste e centro-leste de MS; o total de precipitações no fim do mês deve ficar um pouco acima da média na maioria das áreas de MT, na faixa norte de MS e no sul de GO; volume de chuva acima da média no noroeste e leste de MT, no DF e em quase todas as áreas de GO; menos chuva do que a média no centro-sul e sudeste de MS; temperatura dentro da média histórica em quase toda a Região; temperatura um pouco abaixo da média climatológica no DF, no norte e centro-leste de GO.
 

Centro-Oeste 3

Veja a previsão da Climatempo para o Nordeste do Brasil: 

Outubro: volume de precipitação dentro a acima da média na Bahia e em Sergipe; total de chuva um pouco abaixo da média nos demais estados do Nordeste. As temperaturas ficam próximas da normalidade na maioria das áreas da Região.

nordes 1

Novembro: o volume de chuva deve ficar próximo do normal no norte do Maranhão, no centro-norte do Piauí, no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas; acima da média no sul do Maranhão, sul do Piauí e em quase toda a Bahia. Total de chuva um pouco acima da média em Sergipe e nas demais áreas da Bahia, do Piauí e do Maranhão e temperatura dentro da média em quase toda a Região. Temperatura um pouco abaixo do normal no extremo sul do Maranhão, no oeste e extremo sul da Bahia.

nordes 2

Dezembro: Total de chuva um pouco acima da média na maioria das áreas do Nordeste; volume de chuva próximo do normal no nordeste do Maranhão, no centro-norte do Piauí, no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no extremo norte da Bahia. Chuva acima da média no sul e sudoeste da Bahia, incluindo região de Ilhéus, Porto Seguro e o Planalto da Conquista e temperaturas dentro da média em quase toda a Região.

nordes 3

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário