Frio tardio: Meteorologistas monitoram ar polar que deve derrubar as temperaturas na virada do mês

Publicado em 25/10/2022 09:12 e atualizado em 25/10/2022 09:52
Condição é característica do fenômeno climático La Niña e frio deve atingir áreas de produção no Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

As atenções do produtor da região Sul do Brasil estão voltadas para a possibilidade de um frio tardio derrubando as temperaturas e até com risco de geada em áreas de produção na virada do mês. O frio tardio é uma das características do La Niña, e de acordo com as previsões da MetSul os modelos meteorológicos mostram a entrada da massa de ar frio entre os 31 de outubro e 1º de novembro. 

"Os dados indicam uma massa de ar com características de junho e julho em pleno novembro, a menos de um mês do começo do verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro). Apesar de muitos anos terem frio tardio na primavera e mesmo geada não ser incomum em novembro em locais de maior altitude do Sul do Brasil, esta incursão de ar frio, pelos dados de hoje, excede a força que normalmente se observa em pulsos de ar frio tardios em novembro", afirma a consultoria. 

Veja os mapas de temperatura divulgados pela MetSul: 
 

Frio tardio MetSul 251022


A Climatempo divulgou que a entrada do ar frio também está no radar da consultoria. "Os meteorologistas estão acompanhando uma tendência de uma forte queda de temperatura prevista entre o final do mês de Outubro e o início de Novembro no Sul do Brasil. Há potencial para ocorrência de geada. Esse frio está associado às condições de La Niña. Essa possibilidade de frio tardio com geada será monitorada pela equipe de meteorologistas e a atualização das informações você confere ao longo dos próximos dias", publicou. 

A massa de ar frio também está sendo monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na manhã desta terça-feira (25), o Inmet confirmou a previsão de queda nas temperaturas no Sul, mas informou que a intensidade com que esse frio vai chegar ainda está sendo avaliada pelos meteorologistas. O Instituto deve emitir uma nota oficial com mais informações ainda nesta semana. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê a entrada da massa de ar frio no dia 31, derrubando as temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e com tendência de avanço para o Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul. Por volta das 09h21 (horário de Brasília), o modelo mostrava ainda que no dia 1º de outubro as temperaturas também deve cair em áreas de São Paulo, Mato Grosso, sul de Minas Gerais e Goiás. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio: 

GIF 25-10-2022 09-27-00 FRIO INMET 251022
Fonte: Inmet 

 

Já com relação à previsão de chuva, os modelos continuam indicando muita instabilidade no Centro-Norte do Brasil. As chuvas continuam avançando para o Matopiba, e inclusive coloca a região em estado de alerta para chuvas intensas e com precipitação expressiva nas próximas 24 horas. 

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, as imagens de satélite mostram que o centro-norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí devem registrar volumes mais expressivos de chuva. O modelo Cosmo prevê acumulados entre 20mm e 40mm para essas áreas nesta terça-feira (25). 

No Centro-Sul do Brasil o dia deve ser marcado por tempo seco, mas a trégua nas chuvas será rápida. De acordo com o modelo Cosmo, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil na quinta-feira (27), com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm no Rio Grande do Sul. O modelo segue indicando ainda que o sistema deve avançar para as demais áreas do Brasil nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 25-10-2022 09-41-46 Chuvas Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário