HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mais água: Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em várias regiões do Brasil nesta 3ª feira

Publicado em 27/12/2022 10:41
No Sul, avanço de frente fria pode provocar tempestade com risco de granizo nos três estados

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (27) será mais um dia de chuvas intensas pelo Brasil. As áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas e deixam boa parte do país em estado de alerta nas próximas 24 horas. 

De acordo com aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja de chuvas intensas é válido em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Pará nas próximas 24 horas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta. 

Já em Minas Gerais, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão o alerta é amarelo, para previsão de precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

A tendência é que até o fim desta semana uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forme, mantendo essas áreas com previsão de muita chuva nos próximos dias. 

Ainda no Sudeste, a consultoria Climatempo destaca para alerta especial: perigo de temporais e chuva muito volumosa, com maior potencial para transtornos no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Sul Fluminense, na Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba (SP).

No Sul do Brasil, o avanço de uma frente fria também vai provocar chuvas intensas nos três estados. O Inmet emitiu alerta laranja para tempestade válido no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 27-12-2022 10-43-26
GIF 27-12-2022 10-43-26

 

Previsão estendida 

A atualização do modelo de previsão estendida, também divulgada nesta manhã, mantém a condição de boas chuvas pelo país nos próximos sete dias. 

No período entre 27 de dezembro e 4 de janeiro, a Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) prevê chuvas em toda região Central do país, com destaque para Minas Gerais que deve registrar os volumes mais significativos no período. Mantém ainda a condição de chuva em áreas do Matopiba, com destaque para o Maranhão que deve receber os volumes mais significativos. 

A tendência, segundo modelo norte-americano, é que entre os dias 4 e 12 de janeiro, as chuvas se intensifiquem entre São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e áreas de Goiás, com acumulados que podem ultrapassar os 100mm no período. 

O modelo mostra ainda que a partir do dia 4, as chuvas podem avançar para o Nordeste do Brasil, enquanto o Rio Grande do Sul deve voltar a ficar com o tempo seco no período. 

Veja o mapa de previsão estendida: 

NOAA certo
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário