Sem trégua: Centro-Norte do Brasil tem mais um dia de alerta para chuvas intensas nesta 5ª feira
![]()
Sem pausa nas chuvas, a região Centro-Norte do Brasil continua em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. As áreas de instabilidade ainda são influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e as condições do tempo continuam sendo monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil têm novo alerta laranja para chuvas intensas nas próximas 24 horas. Em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, centro-sul de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e boa parte do Mato Grosso podem registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, de acordo com aviso publicado pelo Inmet nesta manhã.
Na região do Matopiba, os volumes mais significativos estão previstos para o Tocantins e sul do Maranhão, que têm alerta amarelo para chuvas intensas também válido até amanhã. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Inmet.
Segundo o modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo nessas áreas até a virada do ano, enquanto o Sul do Brasil e áreas do Nordeste devem ter mais alguns dias de tempo estável. Para os três estados do Sul, inclusive, o Inmet emitiu alerta para baixa umidade do ar no período da tarde nesta quinta-feira (29). Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar deve atingir níveis entre 30% e 20%.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos três dias
Confirmando as previsões anteriores, os últimos três dias foram marcados por chuvas com bons volumes em várias regiões do Brasil.
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os volumes mais significativos foram registrados no norte de São Paulo e sul de Minas Gerais, com acumulados entre 50mm e 60mm e também no Tocantins, com acumulados de até 100mm em alguns pontos.
Nas demais regiões do Brasil, a precipitação acumulada ficou entre 20mm e 50mm, com destaque para Goiás que registrou os volumes mais altos. No Sul do Brasil, os três estados tiveram acumulados entre 20mm e 25mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
0 comentário
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval
Chuva volumosa persiste nesta terça e mantém alerta no Sudeste e Centro-Oeste | Previsão 10/02/2026
Chuvas continuam concentradas no Centro-Oeste ao longo desta semana
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas