Chuva sem pausa em áreas de grãos podem atrapalhar colheita na região Central do Brasil

Publicado em 09/02/2023 07:28 e atualizado em 09/02/2023 08:21
Chuvas volumosas são previstas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Matopiba nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

As rodadas mais recentes dos modelos meteorológicos continuam indicando muita chuva para boa parte do país nos próximos dias. Na região Central do Brasil, as atenções se voltam para a colheita da safra de grãos que pode ser interrompida devido ao excesso de água nas principais áreas de produção. 

De acordo com informações da Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas em todo Centro-Oeste nesta quinta-feira (9). A consultoria alerta ainda para temporais com risco de rajadas de vento entre 50 a 70km/h em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em parte de Goiás. 

"A frente fria que está no oceano, na altura do Sudeste, ajuda a deixar a atmosfera instável nesta quinta-feira e por isso as nuvens se formam com facilidade entre a tarde e a noite na maior parte do Brasil Central", explica a consultoria. A tendência é que continue chovendo em todas essas áreas pelo menos até o próximo domingo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê as chuvas mais volumosas em áreas do Mato Grosso, com precipitação entre 30mm e 40mm nas próximas 24 horas. Nas demais áreas do Centro-Oeste, também mantém a condição de chuva, mas as tempestades mais volumosas podem acontecer de forma isolada. 

Também continua chovendo no Sudeste do Brasil, com destaque para sul e Zona da Mata de Minas Gerais, que têm previsão de volumes mais expressivos, com acumulados de até 40mm nesta quinta. A mesma condição é prevista para o sul do Espírito Santo no sul do Brasil. 

No Sul do Brasil, depois de alguns dias de temperaturas elevadas e tempo muito seco, uma área de baixa pressão deve levar umidade para os três estados, mas ainda de forma pontual. 

"No Sul, duas áreas de Baixa Pressão (uma na Argentina e outra no oceano, na altura do Rio Grande do Sul) também formam nuvens carregadas nos três estados da Região e por isso há previsão de chuva também, porém, as pancadas serão isoladas, com volumes baixos, acompanhadas por trovoadas e ventos moderados", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 09-02-2023 07-28-49
Fonte: Inmet 

Chuva sem pausa na colheita: 

A grande preocupação para áreas de grãos é o fato dos modelos não indicarem janela de sol nos próximos 15 dias.

Segundo a previsão mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), no período entre 9 e 17 de feveiro, as chuvas mais volumosas são previstas em Minas Gerais, com acumulados de até 125mm no período. No Centro-Oeste, o NOAA prevê acumulados entre 70mm e 90mm. 

No período entre 17 e 25 de fevereiro, a tendência é de chuva ainda mais volumosa no Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que têm previsão de acumulados de 125mm no período. Em Goiás, o volume esperado é de 100mm no período. 

O modelo mostra ainda condição de muitachuva em áreas do Matopiba, com destaque para o Maranhão que deve receber os volumes mais expressivos, além de indicar chuvas no oeste da Bahia, Tocantins e Piauí. 

Veja o mapa de previsão estendida: 

NOAA 090223
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário