HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Março começa com características típicas de verão: muito quente e pancadas de chuvas pelo Brasil

Publicado em 01/03/2023 10:24 e atualizado em 01/03/2023 10:57
Apenas a região Nordeste não deve ter chuvas nesta quarta-feira (1º)

Logotipo Notícias Agrícolas

O primeiro dia do último mês de verão terá características típicas da estação: temperaturas elevadas em todo o país e previsão de pancadas de chuvas no período da tarde. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com exceção do Nordeste, todas as demais áreas do Brasil têm previsão de chuva nesta quarta-feira (1º). 

De acordo com Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a temperatura máxima deve bater a casa dos 37ºC em todo o país. No Nordeste, a atuação de um vórtice ciclônico impede o avanço da umidade e não há previsão de chuvas para a região nos próximos sete dias. Veja o mapa de previsão de temperatura: 

Temperatura
Fonte: GFS

Na região Central do Brasil, o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas válido para o Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul a tendência é de chuva ainda mais intensa, com acumulados que podem chegar a 100mm, ventania entre 60-100 km/h e potencial queda para granizo. 

Na região Sul, um cavado (ventos médios da alta atmosfera) favorece a formação de nuvens carregadas na área. "A chuva pode ocorrer em vários períodos do dia, intercalando com aberturas de sol, em Santa Catarina e no Paraná, bem como em Florianópolis e em Curitiba. Na maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre, as pancadas estão previstas entre tarde e noite, podendo vir com raios", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 01-03-2023 10-30-26
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário