HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Brasil terá tempestades intensas e risco de granizo em várias áreas de produção nesta 3ª feira

Publicado em 07/03/2023 10:54 e atualizado em 08/03/2023 14:13
Inmet emitiu alertas e monitora as chuvas nas regiões Central e Norte do país nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para boa parte do Brasil nesta terça-feira (7). As chuvas, que chegam com intensidade, e risco de granizo em áreas de produção agrícola. No Sul do Brasil, as chuvas já começam a perder força e são previstas para a faixa leste da região nesta terça. 

As informações são de Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, que afirma que toda a região Central do país tem áreas de instabilidade que podem favorecer chuvas intensas nas próximas 24 horas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o alerta laranja válido no sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. 

Chama atenção ainda que o oeste da Bahia pode receber alguma chuva nesta terça-feira (7), após vários dias de tempo muito seco e temperaturas elevadas. Devido aos padrões dos últimos dias, as chuvas também podem chegar com certa intensidade nessas áreas. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta amarelo válido no oeste da Bahia, áreas do Piauí e em todo o Maranhão. 

No Norte do Brasil, a previsão indica a permanência de chuvas volumosas nos próximos dias. "Em Manaus há o registro de chuva desde a manhã, e com o aquecimento no decorrer do dia as instabilidades devem ganhar força, trazendo o risco de chuva forte.Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

GIF 07-03-2023 10-56-17
Fonte: Inmet 

 

"Na terça-feira (07), grande parte dos estados ainda tem previsão de chuva excessiva. Além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando sobre o Amapá e no nordeste do Pará, a presença do ar quente e úmido por toda a Região e a influência da Alta da Bolívia contribuem para que o tempo fique instável", complementa a Climatempo. Veja o mapa de previsão de chuvas na região: 

Mapa_Norte_Climatempo

 

Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém a previsão de chuvas volumosas para o norte do Brasil nos próximos dias. 

No período entre 7 e 15 de março, o modelo norte-americano prevê os acumulados mais expressivos no Maranhão, com acumulados entre 100mm e 125mm no período. 

Para a região Central do Brasil, a previsão é de acumulados entre 40mm e 60mm em Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. No Mato Grosso do Sul também continua chovendo, mas com volumes mais baixos. Para o Sul do Brasil, a tendência é a volta de tempo seco no período. 

Entre os dias 15 e 23 de março, o NOAA prevê o retorno da umidade para o Rio Grande do Sul, mas ainda sem atingir todas as áreas do estado e com volumes baixos. Mostra também condição de chuva em Santa Catarina e no Paraná com precipitação entre 40mm e 50mm. 

Mantém ainda a condição de chuva no Norte do país com volumes que podem ficar acima de 125mm. O modelo também sinaliza o retorno das chuvas para o oeste da Bahia, com precipitação entre 35mm e 40mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_07032023
Fonte: NOAA 

   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário