HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA afirma que El Niño está de volta e prevê chance de 84% de intensidade moderada

Publicado em 09/06/2023 10:35 e atualizado em 09/06/2023 13:23
Segundo agência americana, fenômeno deve alterar regime de chuvas no Brasil durante a safra de verão

Logotipo Notícias Agrícolas

Em atualização divulgada na última quinta-feira (8), a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) afirmou que o El Niño está de volta. De acordo com a publicação, com o aquecimento das águas do Pacífico a agência norte-americana prevê a permanência do fenômeno durante o inverno no Hemisfério Norte, ou seja durante o verão no Brasil. 

"As chances de se tornar um evento forte estão em 56%. As chances de pelo menos um evento moderado são de cerca de 84%", afirma a publicação. 

Ainda de acordo com o relatório, um  El Niño mais forte significa que a temperatura global, a chuva e outros padrões têm maior probabilidade de refletir os impactos esperados do El Niño. Desde o ano passado, o NOAA estava monitorando as possibilidades do retorno do El Niño. 

IMG_7312

Impactos 

Conforme explica a MetSul, o fenômeno pode mudar as condições do clima no mundo todo, favorecendo extremos de chuva e seca. "Em escala planetária, o El Niño – pelo aquecimento oceânico – eleva ainda mais a temperatura do mundo. Por isso, é quase um consenso que o mundo pode ter em 2024 o ano mais quente já observado na era instrumental, se 2023 já não bater o recorde antes", afirma a consultoria. 

Para o Brasil, a grande preocupação é com a redução das chuvas nas regiões Norte e Nordeste. O fenômeno climático pode favorecer os períodos de seca e temperaturas acima da média nessas áreas. 

Depois de três anos com chuvas abaixo da média, o El Niño pode favorecer o excesso de chuva no Sul do Brasil, com destaque para o risco de cheias e enchentes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, 

Segundo a MetSul, a condição também pode favorecer a incidência de temporais com ventania e queda de granizo nos próximos meses. "Especialmente no fim do inverno, com o período mais crítico de tempo severo na primavera e no verão. Podem ocorrer muitos temporais com estragos no sul do país", complementa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário